Sign in to follow this  
Followers 0

Transformador 3 terminais dos dois lados

5 posts in this topic

Boa tarde professores. Na aula sobre transformadores foram apresentados 4 terminais no primário e 3 no secundário. Como faço para ligar transformadores com 3 terminais no primário e 3 no secundário. Segunda pergunta, como identificar o primário e o secundário neste caso?

IMG_20190214_154853.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No próprio transformador tem etiqueta colada já te dando todas as informações.

E no site do fabricante ele explica bem, pelo menos as ligações do primário

1401986643.jpg

E no outro lado (que vai ser o secundário)

1401986643.jpg

Fio verde saída dos 12v e o fio amarelo é o terminal central "center tape", ou referencial

Ou seja  12v - 0v - 12v

Sugiro que reveja as aulas sobre o assunto, explicadas pelo Prof. Ademilson, para melhor fixação do assunto.

Qualquer dúvida, ficamos a disposição

Querendo dar uma olhada no site do fabricante com as características do transformador, segue

http://www.unitel.ind.br/produtos/transformador-12---12vac---3amp-44d0c68a-9a93-4066-b4b7-9fce301aa51c

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se eu utilizar os dois fios verdes então obtenho 24v?

Obrigado prof. Daniel. Eu estou revendo as aulas. Só não achei ilustração de transformador com tres fios. O Professor até fala em transformadores de tres fios, mas não se atem a eles.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, utilizando os dois fios verdes vai obter 24v.

Tem um vídeo bem interessante no canal do Prof. André, no qual o Prof. Ademilson fala de transformador, filtragem, enfim, seria interessante não só você rever as aulas do curso mas também assistir a esse vídeo.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0