Sign in to follow this  
Followers 0

megaware mw-g41t-m7 Placa mãe Megaware MW-G41T-M7 LGA 775 Não liga

9 posts in this topic

Olá pessoal este é meu primeiro post aqui e vou tentar seguir ao máximo conforme rege o figurino em relação as regras de postagem, no entanto, peço desde de já compreensão caso ocorra algum deslize, e coloco-me à disposição as críticas construtivas.  

Estou com problema nessa placa mãe e gostaria da ajuda de vocês.

Conforme as regras já efetuei os seguintes testes:

1º -  Análise visual completa:

        Nada encontrado;

2º - Verificar temperatura dos CIs:

       Ao lado do slot de memória tem um mosfet que esquenta muito e rapidamente apenas ao plugar o conector de 24 pinos da fonte. Queimei o dedo nele em menos de um segundo e acredito que é ele que está em curto consumindo toda a energia, dessa forma, a placa mãe não consegue iniciar. A partir daqui surge minhas dúvidas:

1.       Devo trocá-lo de imediato e fazer o teste para verificar se a placa liga ou ainda devo testar outros componentes ao redor dele que podem ser a causa do esquentamento?

2.       Como não tenho uma placa mãe idêntica para substituir o componente quais os critérios devo levar em conta para a substituição? Uma outra placa que tenha o mesmo componente e o mesmo tipo de memória que no caso é DDR3 1,5v. Poderia ser um mosfet de uma placa mãe de processador AMD com o mesmo tipo de memória DDR3, uma vez que o mosfet a ser substituído será o do circuito da memória e não do processador?

3.       Ao efetuar a troca devo fazer o teste sem as memórias apenas nos pinos do slot de memória para verificar se está chegando os 1.5v referente a memória DDR3?

No aguardo de uma colaboração.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa informar o código estampado neste componente para tentar identificar, saber qual a sua função...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Daniel obrigado pela ajuda. Como fiz a postagem e não obtive resposta resolvi tentar na prática, mas não obtive sucesso mesmo trocando o componente a placa mãe não liga e ele está aquecendo da mesma forma. Não sei se fiz correto,mas segue como fiz:

1- O componente e ser trocado era do circuito da memória com a seguinte descrição:

NIKOS

L1085DG  

DB05K0U01

2- Troquei por outro componente também do circuito da memória ambos DDR2 1,8v com a seguinte descrição:

AD452

CA8X1X

Conforme já dito não resolveu nada o componente continua aquecendo muito e a placa não liga.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este componente é um regulador de tensão...

NIKOS-font-b-L1085DG-b-font-.jpg

882153.gif

Ele recebe uma tensão de entrada, e gera uma saída regulada com uma tensão definida para alimentar uma carga, geralmente com uma tensão mais baixa. No seu caso este componente deve ser um CI regulador para alimentação da memória.

Vamos entender o básico do funcionamento de um regulador...

78XX.gif

A finalidade do regulador é transformar uma tensão de entrada maior em uma tensão de saída menor para alimentar um determinado circuito. 

O que pode estar acontecendo é que o circuito que está sendo alimentado pela tensão de saída esteja danificado, com algum componente em fuga/curto, e isto acaba refletindo no regulador de tensão.

Sugiro que revise o circuito que este regulador alimenta, busque por componentes alterados.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Maravilha muito obrigado pela esclarecedora explicação Daniel porque é de muita importância para novato como eu. Peço desculpas pela confusão que fiz, pois na realidade os CIs citados acima é de uma outra placa mãe que também estou mexendo uma Gigabyte GA-945GCM-S2C. O CI da placa referida no tópico é o seguinte:

UZ1086G

AD    NF

Pela sua elucidação acredito se tratar também de um regulador de tensão.

aproveitando a oportunidade gostaria de saber se há algum meio para que eu consiga descobrir pelo número que componente é ou só na prática mesmo? 

Logo irei iniciar o curso de notebook e como sei que é mais complexo gostaria de ir com uma boa base por isso estou me esforçando aqui no de placa mãe e fonte atx.

Mais uma vez muito obrigado pela atenção!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este UZ1086G também é um regulador, este sim, gera 1,5v na sua saída.

O raciocínio é o mesmo da questão anteriormente mencionada.

Para saber qual a função do componente, é necessário que tenhamos o "datasheet" do componente, uma espécia de "identidade" do componente, que diz tudo sobre ele, ou seja suas características técnicas, que é facilmente encontrado em pesquisas no google.

Geralmente se pesquisa assim... "código do componente" + a palavra "datasheet"

Segue link para visualizar o datasheet (folha de dados)

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/425992/UTC/UZ1086G-XX-TQ3-T.html

Provavelmente se o componente "esquenta", pode ter dois motivos:

1- o componente esteja com alguma fuga interna

2- a "carga" que ele alimenta, ou seja o circuito que ele alimenta através da sua tensão de saída esteja danificado, como havia dito anteriormente

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Daniel! conforme orientação fui testar os componentes dos circuito da memória antes de sacar o regulador de tensão que está aquecendo, e encontrei um capacitor eletrolítico em curto. Removi o capacitor e fui testar fora da placa e o capacitor está perfeito e por fim descobri que o curto está na placa porque quando coloco o multímetro nos dois polos e bipa. Acredito que devo fazer a substituição do regulador de tensão para atestar se é ele que está em curto, mas como ainda não tenho outro para testar vou aguardar. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Prof Daniel! Para prosseguir com os estudos comprei uma placa idêntica a essa no mercado livre do qual o vendedor relatava que a placa ligava, mas não subia vídeo. Ao chegar a placa eu fui fazer o teste e ao ligar imediatamente surge um cheiro forte de queimado que até assusta kkk. Desliguei a placa e fui fazer a retirada do regulador de tensão que para complicar ainda fica em um local bastante apertado entre o slot de memória e o conector IDE ambos de plástico, mas como nas dicas do curso isolei o local com fita kapton e mãos a obra. retirei os reguladores das placas e fiz a ressolda, porém ao testar o regulado continua aquecendo muito não da nem para tocar com o dedo. 

Recomecei uma nova etapa de testes e encontrei um capacitor cerâmico smd logo abaixo da ponte sul que estava bipando ao testá-lo. Fiz a remoção dele e ao testar fora da placa ele continuava bipando. Fui testar a placa e para minha sorte a placa deu partida e subiu o vídeo. Fiquei super feliz porque foi o meu primeiro conserto e como já era um pouco tarde e estava bastante cansado deixei para postar o resultado no dia seguinte, e antes de postar fui ligar a placa novamente para atestar o resultado e por sim o vídeo não subiu. Com algumas tentativas o vídeo até sobe, mas com isso percebi que um novo problema surgiu. Será que seria a falta do capacitor que esteja causando essa instabilidade? Até cogitei em retirar o capacitor da outra placa e colocar nessa para ver se resolve, mas ao testá-lo na placa ele também está bipando.

Nossa eu confesso que já esperava apanhar dessas placas ao tentar realizar os consertos pela incipiência, mas não esperava que fossem bater tanto assim. Estão batendo mais que espada de São Jorge, no entanto, mesmo assim sigo em frente, pois quanto maior as dificuldades maior será a experiência, e com paciência e perseverança transformarei tudo em aprendizado.      

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Provavelmente tenha problemas na ponte sul também, devido a esta intermitência, mas faça uma boa limpeza na placa, passe limpa contatos em todos os slots, e faça uma nova inspeção na placa. Infelizmente nem tudo vai dar reparo, as vezes achamos um defeito, resolvemos, mas por trás daquele já tem outro a se manifestar. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0