Sign in to follow this  
Followers 0

PLACA ACLU1/ACLU2 UMA NM-A272 NÃO LIGA NA FONTE, SÓ NA BATERIA

39 posts in this topic

Bom dia, tô com uma placa de um cliente, tô confuso com ela, só na fonte, (sem bateria) , ela liga, e gira o cooler por 2 segundos e desliga, se colocar a bateria e tirar a fonte, ela liga e inicia o Windows normal, com o Windows funcionando(só na bateria) , eu plugo a fonte, o ícone do Windows da bateria aparece que tá na fonte, e dá a mensagem (conectada, mas sem carregar) porém, a bateria vai descarregando com o tempo até desligar, como se não recebesse energia da fonte, e outro detalhe, a bateria carrega só quando o notebook está desligado. O cliente tinha que deixar o not carregar desligado, pra depois usar o not, e mesmo na tomada, ele só consumia a bateria. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Testei a tensão da fonte, esta ok, tentei ligar o not com a fonte de bancada, porém, nada, e nenhum consumo quando plugo no not, então curto no primário não tem. Inicialmente fiz esses testes, mais tarde faço mais alguns, eu não estou me preocupando com o fato do not só carregar desligado, tu analisando a partir do fato dele não ligar na fonte, creio que resolvendo isso, ele volte a carregar normal com o sistema iniciado. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Outra coisa que acabei de lembrar, quando conectado somente a bateria, ele funciona, e sem dar o start, eu não tenho tensão no pino 8 da bios, e quando conectado somente a fonte, sem dar o start, ele gera média de 3 V no pino 8 da bios. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tensão no em dreno, gate, source do PQ302 e PQ303 só com a fonte.

Tensões nos pinos 5, 6, 16, 20, do PU301 só com a fonte.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ303 = dreno : 1.9 V
                gate : 21 V
                source: 21 V

PQ302:  dreno : 21 v
                gate:  5.3 v
                 source: 21 v

PU301 : PINO 5: 0V          PINO6:2.7V      PINO16: 6.2V       PINO20:  21V

 
            

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amanhã cedo regravo, será que é bios mesmo? Com a bateria funciona normal o note... Mas amanhã vou fazer o teste sim, qual o melhor horário pra falar contigo aqui no fórum? O cliente tá meio apressado, e não sei mais qual linha de raciocínio seguir, tudo parece estar normal, abraços 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tenho horário certo, sempre que tenho tempo eu estou olhando o fórum.

A placa funciona de forma diferente quando esta com alimentação da fonte.

O procedimento de regravação da bios é pra irmos eliminando os possíveis defeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sempre que for analisa uma placa já informa seu cliente que o processo é demorado.

Nesse momento você pode da duas opções pra ele, surgira uma placa nova caso ele queira uma solução rápida, ou espere dois de 2 a 5 dias pra você analisa a placa e resolver o problema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Beleza, fiz a regravação aqui e está do mesmo jeito, peguei um arquivo do 4 shared, porque ontem baixei o esquema no meu pc, e depois quando estava em casa, baixei no meu cell, aí estou com o limite de download, você poderia me mandar por email o arquivo por favor?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa mais não , consegui fazer o download aqui mesmo do fórum

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não deu certo, mesma coisa, liga e  depois desliga 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz uns testes aqui, quando plugo o carregador, ele acende um led e demora uns 10 segundos, e nesse tempo eu consigo medir todas as bobinas, e todas elas estão com as tensões corretas, após uns 10 seg ele desliga, aí tenho que esperar uns segundos , e quando plugo de novo, ele acende o led novamente e demora uns 10 segundos etc... porém se eu der o power, acontece o mesmo defeito , ele acende, passa uns 2 segundos ele desliga

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Daniel_Kingtech  pegou algum caso semelhante em que na bateria funciona, e na fonte não? Caso sim, qual foi a solução? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PL307 = 1.35V?
PL701= 1.05V?
PL9 com tensão de vcore?
PU1207 com 0.675V no pino 3?
PU602 com 1.5V nos pinos 3,4?

Caso esteja tudo ok 

Faça a troca do PQ302 se não resolver troque o PQ303.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Matheus Santos disse:

@Daniel_Kingtech  pegou algum caso semelhante em que na bateria funciona, e na fonte não? Caso sim, qual foi a solução? 

Já peguei caso que era o mosfet que faz a comutação entre fonte - bateria, que estava com fuga. Mas acho que não é este o seu caso.

Siga a linha de raciocínio do Paulo que está espetacular... Creio que é este o caminho a seguir mesmo

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PL 307 : 1.35V

PL701: 1.04V

PL9: 1.66 V

PU1207 PINO 3 : 0.68V

PU602 PIBO 3 E 4 : 1.55V

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
31 minutos atrás, Matheus Santos disse:

PL 307 : 1.35V

PL701: 1.04V

PL9: 1.66 V

PU1207 PINO 3 : 0.68V

PU602 PIBO 3 E 4 : 1.55V

 

Faça a troca do PQ302 se não resolver troque o PQ303, como sugestionado pelo colega Paulo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troquei o PQ 302 (4483A) por um 4407A, e não deu certo, aí troquei o PQ303 (4407A) por um (4407A de sucata ) e mesmo assim não funcionou 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Próximo passo agora seria a troca do CI PU301? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, conforme proposto pelo Paulo durante a análise.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0