Sign in to follow this  
Followers 0

Máquina de reballing vale a pena?

3 posts in this topic

Bom dia pessoal, em minha assistência (que não é minha renda principal), recebo uma quantidade, digamos considerável, onde o pessoal daqui do grupo aconselha o reballing, então surgiu algumas dúvidas, são elas:

1- pela experiência de vocês, o reballing na maioria das vezes resolve os casos ou não? 

2- Vale a pena investir em uma máquina dessa? 

3- quanto custa um serviço de reballing? (aqui na minha cidade e região não tem ninguém, pelo menos que eu saiba, que faz esse serviço)

4- se valer a pena qual máquina vocês indicam? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos as suas questões meu amigo...

  1. Quando a análise após ser feita, e tudo tende a ser o chipset necessitando ser rebalado ou trocado, devemos tentar o reballing. Agora, se resolverá ou não somente o procedimento (bem executado) dirá. Um outro agravante é também do chipset estar ruim, então nem sempre depois do reballing pode ser que o equipamento fique 100%, em alguns casos vai ficar a mesma coisa de antes, ou até parar, ou ficar intermitente. Não há ainda um "teste eficaz"de chipset então vamos ter que tentar rebalar para ver o resultado.
  2. Se você tem uma grande procura neste tipo de serviço, entre serviços que aparecem e também de pessoas querendo lhe repassar este tipo de serviços pode ser que valha a pena o investimento. É um pouco alto pois não adianta adquirir uma estação de baixa qualidade, pois o resultado não seria bom. Vamos citar um exemplo a pessoa quer começar com BGA mas quer investir em uma IR6000 usada que ninguém quer mais, pois é de uma tecnologia atrasada e que frita muito chip prlo modo de calor emitido, cuidados nas configurações, será que o índice de sucesso vai ser bom? Creio que vale a pena juntar mais uma grana e partir para uma Honton 590.
  3. Um serviço de reballing vai custar o que você definir, ou seja, você saberá quais foram todos os seus gastos com a máquina, jogo de stencil, suporte para rebalar com o stencil, esferas de diversos tamanhos, fluxo de boa qualidade, malha dessoldadora de qualidade, uma estação de solda com ponta tipo faca, para limpar as soldas velhas, uma estação de ar quente para ressoldar as esferas no chip, uma cuba ultrassonica para limpar o chip após ter rebalado ele, ou seja, não é só a máquina, tem outros materiais envolvidos, que chamamos de insumos, que deverão ser levados em conta no momento da compra. O gasto total deverá ser considerado para saber quanto foi seu gasto total, para projetar um tempo para tudo isso se pagar, e considerar os insumos como esfera, fluxo, malha dessoldadora que serão usados no processo, para projetar uma recompra quando acabarem. Quando você tiver uma noção de gasto total ja terá uma noção de quanto cobrar, para projetar o "retorno" do seu investimento. Geralmente o pessoal cobra algo em média de 250 a 450 reais (ou até mais), isso dependendo muito da placa em questão, se é um equipamento caro, um notebook de alto padrão, ou para games, ou uma máquina mais barata... Não se cobra para um positivo, cce simples o mesmo preço de um Vaio, ou Dell. ou ainda um HP. Tudo tem que ser levado em consideração o preço final do equipamento no mercado, e também sua mão de obra, tempo e garantia.
  4. Indico máquinas como a Honton que hoje são bastante utilizadas. Consulte lojas como a Global Electronics e a FTec, que são especializadas no assunto. Eles inclusive dão bastante informações sobre os equipamentos.
0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado professor, resposta bem completa e Esclarecedora, vou estudar mais sobre o assunto e me programar mais pra frente, pois estou vendo que o gasto não eh pequeno e eu investi muito na assistência nesse início. Muito obrigado professor. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0