Sign in to follow this  
Followers 0

dell Inspiron 15 5566 - PLACA BAL60 LA-D871P - Liga quando quer

33 posts in this topic

Bom dia pessoal, estou com esse notebook em minha bancada, a cliente relatou que estava muito lento e as vezes desligava, falou também que queimava muito os mouses q ela usava, e que já tinha ido uns 5 ou mais, ela usava e com o tempo ele parava de funcionar. Falou também que as vezes carregava as vezes não, mas ela disse que era problema no carregador. Testei o carregador e estava 100% sem falhas, então abri, fiz limpeza e quando tentei ligar ele não ligou, tinha as tensões toda, regravei a bios e ele não ligou, depois de conectar e desconectar cabos ele ligou, quando desliguei e tentei ligar ele não ligou e fica nisso. Já procurei esquema dele na net e ao que tudo indica não existe, se alguém tiver por favor poste.

Verifiquei a placa e encontrei um curto numa bobina, removi ela e o curto continuou de um lado, injetei tensão no lado do curto e com apenas 0,2 volts, já apresentou um consumo de 2,5A, mas nada esquentou. Confesso que nunca peguei um note sem esquema elétrico e não sei como devo proceder. Tirei umas fotos da placa pra vê se conseguem me ajudar.

Na foto abaixo veja que a PL4 está removida, logo abaixo do conector do DC-JACK. Alguém poderia me dar uma dica?

IMG_20190324_185555444.thumb.jpg.f1015d5

IMG_20190324_185621750.thumb.jpg.6243172IMG_20190324_185731886.thumb.jpg.86ff5c8IMG_20190324_185741346.thumb.jpg.c85c280

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A bobina vizinho ao slot de memória DIMM A apresenta curto também. Já removi, injetei tensão e não esquenta nada.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já verificou outra fonte? Verifica tensão no botão power na hora que você não conseguir liga. 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Paulo, já verifiquei sim, tá tudo ok. A placa tem um curto, falta identificar onde. O esquema que o professor daniel passou até que tem umas coisas equivalentes, mas muita coisa é diferente. Ontem consegui um muito parecido, muito mesmo, é o da placa  LA-D071P, hoje vou analisar e vê se encontro o problema e volto pra dar um feedback.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, fiz todos os testes que pude fazer e não encontrei o problema. O curto que pensei que tinha não existe, estava sem o esquema e onde apresentou curto foi nas linhas de baixa resistência. As vezes a placa liga e as vezes não, mais não do que sim. Tenho as tensões de 3.3v, 5v e quando liga também tenho a tensão na bobina da memória.

Não tenho tensão nas PL601, PL603 e PL605. Quando a máquina ligou ela deu um código de luz da dell, e o código significava que era problema falha na placa ou no chipset, não acho que seja no chipset.

http://www.andrecisp.com.br/index.php?/files/file/1969-compal-aal15-la-d071p-r10_compativel_com_la-d871p/

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Creio que o problema esteja no PU602, mas não tô sabendo como ele funciona, primeira vez que tenho problemas nessa area, tô meio perdido.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PU602 é o PWM do vcore. Quando a placa liga tem imagem? Caso não suspeite do chipset sim.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Paulo- Master Consertos quando ele resolve ligar a tela liga, mas é de lua, liga quando quer, depois de muitas tentativas ele liga. Você poderia me dizer como testar nesse caso? Estou meio perdido no quesito de funcionamento do PWM do vcore e até mesmo se tratando em problema do chipset. Teria alguma dica?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A solução ai é um rebaliling no chipset. Deve está com solda fria por isso essa questão que hora liga, hora não liga. Caso fosse um problema no circuito vcore não exibiria imagem na hora que ela liga.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

então com um reflow eu poderia tirar essa duvida?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite @Paulo- Master Consertos voltei a pegar nessa placa após alguns observações, componentes foram removidos e soldados novamente, ela está com o seguinte comportamento. Ao plugar o carregador ela liga e acende o led branco por 6 segundos e desliga.  Quando aperto o botão de ligar ela não acende nenhum led, no entanto ela manda os sinais querendo entrar em funcionamento, mas logo desliga novamente, Segue abaixo as voltagens que tenho em stand-by, e quando aperto o botão de ligar:

BOBINA STAND-BY APÓS APERTAR O BOTÃO LIGAR
PL100 3,3v 3,3V
PL101 5V 5V
PL200 0V 1,2V
PL501 1,8V 1,8V
PL301 1V 1V
PL601 0V 0V
PL603 0V 0V
PL704 19V 19V
PL700 0,16V 0,16V

Testei o PU603 e ele apresenta todas as voltagens necessárias para o funcionamento, com exceção do pino 8 (VSWH) mesmo após tentar iniciar a placa. Removi a PL603 e o multimetro na escala de continuidade bipa no lado interligado ao PU603, a PR663 tb apresenta curto com o GND. Removi o PU603 e o curto da P663 sumiu, consequentemente o curto da PL603 do lado do PU603 tb sumiu, o outro lado dessa PL esta acusando curto com o GND, mas creio que seja por causa da linha do vcore q tem baixa resistência, ou estou errado?

Seria o PU603 o problema da placa? Se sim, pq ela liga e após 6 segundos desliga?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
40 minutos atrás, tiagowanderley disse:

Boa noite @Paulo- Master Consertos voltei a pegar nessa placa após alguns observações, componentes foram removidos e soldados novamente, ela está com o seguinte comportamento. Ao plugar o carregador ela liga e acende o led branco por 6 segundos e desliga.  Quando aperto o botão de ligar ela não acende nenhum led, no entanto ela manda os sinais querendo entrar em funcionamento, mas logo desliga novamente, Segue abaixo as voltagens que tenho em stand-by, e quando aperto o botão de ligar:

BOBINA STAND-BY APÓS APERTAR O BOTÃO LIGAR
PL100 3,3v 3,3V
PL101 5V 5V
PL200 0V 1,2V
PL501 1,8V 1,8V
PL301 1V 1V
PL601 0V 0V
PL603 0V 0V
PL704 19V 19V
PL700 0,16V 0,16V

Testei o PU603 e ele apresenta todas as voltagens necessárias para o funcionamento, com exceção do pino 8 (VSWH) mesmo após tentar iniciar a placa. Removi a PL603 e o multimetro na escala de continuidade bipa no lado interligado ao PU603, a PR663 tb apresenta curto com o GND. Removi o PU603 e o curto da P663 sumiu, consequentemente o curto da PL603 do lado do PU603 tb sumiu, o outro lado dessa PL esta acusando curto com o GND, mas creio que seja por causa da linha do vcore q tem baixa resistência, ou estou errado?

Seria o PU603 o problema da placa? Se sim, pq ela liga e após 6 segundos desliga?

Paulo informei umas coisas erradas no post citado acima, na realidade, quando removi a PL603 o curto do lado do PU603 sumiu, no entanto, a tensão no pino 8 não é gerada e o outro lado da PL603 apresenta curto com o GND, mas creio que seja por causa da linha do vcore q tem baixa resistência, ou estou errado?

Seria o PU603 o problema da placa? Se sim, pq ela liga e após 6 segundos desliga?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelos sintomas que a placa apresenta é mais provável que o problema seja no PCH ou no SIO. Mais verifica se tem tensão sinal VR_ON nos pinos 12 do PU603 e PU605.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo ao apertar o botão a voltagem de 3.3 aparece no pino 12 do PU604 e PU605 normalmente, mas após uns 4 a 6 segundos a placa desliga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais não apresenta tensão na PL603, PL604, PL605 nesse momento ne isso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem tensão de stand by normal na Pl100 e PL101 nê isso?

Tensão na PL301 normal também né?

Tensão na PL505 normal também né?

Tensão no pino 9 do PU100 e PU102 está normal também nê isso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem tensão de stand by normal na Pl100 e PL101 nê isso? ISSO MESMO!

Tensão na PL301 normal também né? ISSO MESMO!

Tensão na PL505 normal também né? A PL505 NÃO EXISTE, ACHO QUE VOCÊ QUIS DIZER A PL605, SE FOR ESSA, NÃO TENHO TENSÃO NELA.

Tensão no pino 9 do PU100 e PU102 está normal também nê isso? ISSO MESMO!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você tem presente na placa o Ci PU200? Caso sim verifica as tensões nos pinos.

20, 11,10, 8, 7, 4, 5, 18.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho sim:

PINO 4: 1,2v (placa ligada)

PINO 5: 1,2v (placa ligada)

PNO 7: 0v (placa ligada)

PINO 8: 5V (Standby)

PINO 10: 5V (Standby)

PINO 11: 3,3V (placa ligada)

PINO 12: 18.69V (Standby)

PINO 20: 0V (placa ligada)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem algo errado nas medidas. pino 12 com 19V?

pino 9 sim tem que está com 19V.

Verifica os pinos novamente.

O problema de se analisa com outro esquema é isso não temos certeza se o componente que está está na placa é o mesmo do esquema eletrico. Verifica se o PU PU200 é o RT8207PGQW?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0