Sign in to follow this  
Followers 0

dell Inspiron 15 5566 - PLACA BAL60 LA-D871P - Liga quando quer

33 posts in this topic

É paulo, por nunca ter consertado placa com esquema elétrico parecido, não me atentei a isso e realmente não é o mesmo componente, também não consegui identificar q componente era com o que tá impresso nele. Alguma outra sugestão, ou é melhor deixar pra lá essa máquina?

pu200.jpg.e151f063059bb36a1bf742f57b7af8

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

@tiagowanderley  é muito complicado analisa sem o esquema correto da placa,vpra eu lhe ajuda então pior ainda. Eu já teria largado mão dessa placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É verdade @Paulo- Master Consertos, mas gostaria de um conselho seu e do professor @Daniel_Kingtech, como foi dito na abertura do meu post, o notebook chegou em minha bancada "funcionando", falo funcionando pq ligava. Veja o texto de abertura do post:

" Bom dia pessoal, estou com esse notebook em minha bancada, a cliente relatou que estava muito lento e as vezes desligava, falou também que queimava muito os mouses q ela usava, e que já tinha ido uns 5 ou mais, ela usava e com o tempo ele parava de funcionar. Falou também que as vezes carregava as vezes não, mas ela disse que era problema no carregador. Testei o carregador e estava 100% sem falhas, então abri, fiz limpeza e quando tentei ligar ele não ligou, tinha as tensões toda, regravei a bios e ele não ligou, depois de conectar e desconectar cabos ele ligou, quando desliguei e tentei ligar ele não ligou e fica nisso. "

Na minha opinião não fiz nada de errado, não q eu me lembre, como devo proceder nesse caso junto ao cliente, visto que, teoricamente, o notebook tava funcionando? Devo pagar? Devo explicar a ele o que tecnicamente pode ter acontecido? o que devo fazer? Nunca tinha acontecido isso aqui na assistência.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Creio que um bom diálogo com o cliente, é válido até porque a máquina estava cheia de problemas e um histórico ruim.

1- Você menciona "meio lento as vezes desligava" - Isso já caracteriza problemas físicos, pois lentidão se não é sistema é parte física da placa, como HD ou até mesmo chipsets intermitentes, que podem dar problemas a qualquer momento

2- Queimava os mouses, isso já indica problemas na placa mãe, talvez no gerenciamento de energia, a placa poderia já estar com fontes internas com alguma alteração eletrônica, que para ser analisado se corre um risco para analisar, pois a máquina corre risco sim de morrer na bancada.

3- Cliente menciona que podia ser problema de carregador mas você testou então se descartou o carregador o notebook poderia estar com o circuito de carga ou qualquer outra fonte interna com flutuações, ripple, e isso para analisar é chato e pode inclusive na análise o notebook parar, por fadiga em componentes, alterações de comportamento durante o reparo, enfim, máquina intermitente e cheia de problemas o cliente precisa estar ciente de que na análise o problema pode se agravar, e o cliente ciente disso te autorizaria ou não a prosseguir. Sempre deixamos o cliente decidir. É igual a um procedimento operatório, o médico explica os prós e contras do procedimento e o paciente e seus responsáveis "assinam" autorização cientes de riscos.

Creio que muitos profissionais não se atentam sobre máquinas que entram "cheias de problemas" e se esquecem de se resguardar de problemas decorrentes de uma análise. Meso você sendo criterioso, trabalhando com calma e cuidado isso pode acontecer, ninguém está livre, basta se resguardar de problemas e o cliente estando ciente de que na análise o equipamento pode parar, por isso toda intervenção técnica é um procedimento de tentativa de reparo, ninguém pode se antecipar dizendo que vai ficar 100%, mas os técnicos não vigiam nisso em se resguardar, muitos falam que vai dar certo, deixa eu dar uma olhadinha, isso aqui é fácil, ou seja, alimentou esperança do cliente e algo saiu do normal é claro que o cliente se estressa, e nem sempre vai querer conversa, mas um bom diálogo é o ideal para e chegar a um consenso.

Se houvesse uma conversa anterior antes da bancada com o cliente, tipo vou analisar o equipamento mas com o histórico dele e as falhas e intermitências, pode ser que ele "morra" na bancada, afinal eletrônicos podem dar isso durante a análise, ainda mais com todo o histórico do equipamento. o Sr(a) desejaria que eu analisasse ciente dos riscos?

Entende que uma conversa clara e simples já sinalizaria a intenção do cliente. Se ele realmente entender e tiver a vontade de saber se pode dar certo ou não ele autorizaria, mas se não quisesse correr riscos você já se livrava da dor de cabeça. Devemos ser assim objetivos e jogar sempre claro com o cliente. Falta de diálogo causa mal estar, e problemas.

Se a placa está muito ruim, o melhor seria passar outra placa, e caso o cliente ficar irredutível pode tentar chegar a um acordo, tipo "rachar" o valor de uma placa, ou não sei... Vai do bom senso da conversa e da intenção do cliente, pois se você não se resguardou e o cliente tiver mal intencionado é claro que vai bater o pé e encher a paciência para que você se vire e resolva. O que deve deixar bem claro que uma análise pode ter sua taxa de sucesso ou insucesso, ainda mais com o histórico da máquina.

Creio que uma boa conversa bem honesta e explicada o cliente vai saber que você não está agindo de má intenção. Negociando de uma maneira que o cliente não se sinta prejudicado, creio que seja o ideal. 

Lógico que antes de qualquer diálogo cote uma placa, para não ir para a conversa sem opções, pois isso vai piorar as coisas. Se o problema se resolverá com a troca da placa, apresente essa solução, e valor para resolver, se coloque a disposição pra resolver, mas claro não deixe o cliente jogar em suas costas o prejuizo inteiro (por mais que legalmente ele possa te pedir isso). Adote uma estratégia que fique bom para ambas as partes. Tipo um reparo desses sairia caro, mas repasse uma parte da placa pro cliente, como opção do reparo e absorva uma parte, infelizmente corremos riscos todos os dias, mas não apresente uma solução assim de cara, repassa troca de placa, passe um valor razoável e diga que a placa dele infelizmente não tem jeito que durante a análise não houve viabilidade de reparo. Se o cliente criar caso, aí comece apresentando soluções, esta é a forma mais amigável de resolver.

Tenha uma conversa firme séria e objetiva. Seu cliente vai entender caso tenha bom senso. Tente não absorver o prejuizo sozinho, mas evite nos próximos casos instruindo o cliente dos riscos e que ele assine a ordem de serviço ciente dos problemas que equipamentos muito problemáticos possam ter em bancada, e só prossiga caso o mesmo concorde. Se livrar de problemas é assim, sempre se antecipar a eles.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel disse tudo é só seguir os concelhos que ele passou que vai da tudo certo. Infelizmente estamos sujeitos à esses tipos de situações mais é como o amigo Daniel disse um bom diálogo com o cliente é a melhor forma de se resolver.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok pessoal, muito obrigado, podem fechar o tópico! Vou devolver o note ao cliente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
16 minutos atrás, tiagowanderley disse:

Ok pessoal, muito obrigado, podem fechar o tópico! Vou devolver o note ao cliente.

Mas conseguiu se resolver com o cliente? Nos conte como foi

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
21 horas atrás, Daniel_Kingtech disse:

Mas conseguiu se resolver com o cliente? Nos conte como foi

Boa tarde professor, falei com a cliente e ela entendeu, não recebeu a noticia de boas, até pq acho q ninguém receberia uma noticia dessa de boas, visto que seu note tava "funcionando", mas ela me pediu consultoria pra um novo note e eu disse q pra ajudar ela nisso eu compraria o note dela como carcaça se ela quisesse. Ela levou na boa, acho que deu tudo certo, mas confesso que fiquei bastante preocupado com o acontecido e garanto que não passarei mais por isso, irei me respaldar antes. Obrigado por tudo pessoal.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0