Sign in to follow this  
Followers 0

capacitor alterado

3 posts in this topic

no módulo 13 o professor andre deu uma dica de macete em uma placa de celular moto g2 onde um capacitor alterado é removido e resolve o problema ,quero saber se o mesmo se aplica em uma placa do moto g5 s pois eu injeto tensão e o pawer meneger super aquece e tudo em volta apita se a resposta for sim ,qual seria o capacitor a ser removido, sei que este campo é para duvidas de eletronica geral mas achei pertinente já que foi citado em uma aula de eletronica . ( grato desde já) 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tem como te afirmar que capacitor é para retirar, pois em manutenção para isso se aplicar deve ser feita uma análise do circuito em questão.

Existem casos que acabam sendo "receitas de bolo", onde um capacitor que seja retirado resolve, mas até uma receita de bolo para ter virado regra para tal marca e modelo, passa a ser um defeito recorrente, mas que para ter sido descoberta foi feito análise prévia por alguém que catalogou este sintoma com a solução de tirar tal capacitor, essa "dica" se espalhou, mas não podemos generalizar.

Tenha em mente o seguinte, cada caso é um caso. Um mesmo sintoma pode ter resoluções diferentes, afinal circuitos eletrônicos podem dar defeito e não obrigatoriamente no lugar X componente Y em todas as ocasiões.

Vamos ao seu exemplo do moto G5 se você injeta tensão numa determinada linha e o PM super aquece, pode ser ele o culpado ou não... Se em tudo em volta dele "apita" precisa descobrir quais componentes estão "apitando". As vezes retirando o PM você pode ir nos componentes suspeitos e ver se eles ainda possuem fuga para terra.

Com o PM conectado na placa, você vai ter que retirar os componentes suspeitos e ver se eles estão em curto fora da placa. Ai você traça uma estratégia, se é mais fácil remover o PM e ver se com a retirada dele os outros "componentes suspeitos" continuam com problema, ou se fica mais fácil deixar o PM soldado e tirar os componentes suspeitos.

Acho que antes de qualquer coisa é necessário entender o problema, analisar o esquema elétrico do aparelho, antes de sair tirando componentes a esmo.

O ideal seria debater este tipo de defeito na área de celulares, onde colegas possam te ajudar compartilhando experiências

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

ok ficou claro sua explicação eu pensei em algo clássico como foi o caso do moto g2,como é um celular meu mesmo vai ficar para o futuro até que eu possa fazer o curso de celular e ai ter acesso ao fórum na área de celulares grato pela atenção.  

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0