Sign in to follow this  
Followers 0

PLACA POSITIVO SIM + 8680 - DASW6HMB8E0 REV E - Hora liga e hora não liga

11 posts in this topic

Olá a todos, primeiramente sou novo aqui no fórum desde já agradeço a atenção de todos!

Estou na bancada com um POSITIVO SIM + 8680 com a placa DASW6HMB8E0 REV E

A mesma esta apresentando o seguinte problema, ao plugar na fonte não tem consumo e ao apertar o botão de power não liga, encontro as tensões e 3v e 5v na placa em standby no botão power tem os 3.3v no chip da bios tem os 3.3v tb e ainda sim ela não liga. So que se vc tentar algumas vezes ele aleatoriamente acaba ligando e dá vídeo normalmente e fica ligada o tempo que precisar, mas logo apos desligar não liga novamente. Ja realizei uma limpeza da placa com álcool isopropílico e tb com água e sabão neutro e o problema persiste, já olhei o esquema elétrico e ja medi as tenções no DC/DC 3 e 5 normais, como sou novo na área acabei de concluir o curso estou com dificuldades nessa analise.

Desde já sou grato a todos!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo fato dele ligar aleatoriamente após insistir, troque o botão de power e verifica se o SuperIO não está com algum terminal com solda estranha.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma regravação de bios também seria valida. Um reflow de vele na parte dr baixo do BGA também pra verifica se não é solda fria  nele.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 09/05/2019 11:08:22, Daniel. disse:

Pelo fato dele ligar aleatoriamente após insistir, troque o botão de power e verifica se o SuperIO não está com algum terminal com solda estranha.

Estou suspeitando do chip de IO ja fiz uma ressolda nele, mas o problema persiste vou tentar conseguir outro chip, o botão ja testei e tb ja liguei direto com a pinça

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes de fazer a troca do SIO tente um reflow de leve por baixo do do BGA pra ver se a placa ira liga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 11/05/2019 12:06:50, Paulo- Master Consertos disse:

Antes de fazer a troca do SIO tente um reflow de leve por baixo do do BGA pra ver se a placa ira liga.

Em 11/05/2019 12:06:50, Paulo- Master Consertos disse:

Antes de fazer a troca do SIO tente um reflow de leve por baixo do do BGA pra ver se a placa ira liga.

Em 09/05/2019 11:08:22, Daniel. disse:

Pelo fato dele ligar aleatoriamente após insistir, troque o botão de power e verifica se o SuperIO não está com algum terminal com solda estranha.

Qual a melhor maneira de fazer o reflow? nunca realizei o procedimento de reflow, então como me recomenda que seja feito somente por baixo da bga na placa? Ou pre-aqueço em baixo e jogo calor sobre o bga a qtos Graus?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É só joga calor em baixo por baixo 1 minuto no máximo. Aqui uso 300% graus AR em 4  mais vai de cada estação. Pode ser 350 também não pode fica com o bico da estação parado tem que faze movimentos circulares.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 13/05/2019 14:17:56, Paulo- Master Consertos disse:

É só joga calor em baixo por baixo 1 minuto no máximo. Aqui uso 300% graus AR em 4  mais vai de cada estação. Pode ser 350 também não pode fica com o bico da estação parado tem que faze movimentos circulares.

Realizei o procedimento a placa ligou e estou fazendo alguns testes mas esta ligando normalmente agora, obrigado.

Só tenho uma duvida, nesse caso o ideal seria fazer um reballing correto? Como não tenho equipamentos para o tal como posso garantir o serviço? Como vc costuma fazer entrega dessa forma? 

Grato pela atenção!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não recomendo entrega desse forma. Esse procedimento é só pra você diaguinostica o problema. O problema ai é solda fria no bga certamente em pouco tempo vai apresenta o defeito novamente. O que você pode faze é passa orçamento de uma placa nova ao cliente outro terceiriza o serviço de reballing com alguém de sua confiança.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O ideal nesses casos é sempre optar pelo reballing. O reflow é só a título de testes, pois o problema retorna, pois a solda foi restabelecida mas por ela estar deteriorada e gasta vai dar retorno. Garantir reflow é algo que é a mesma coisa que dar tiro no pé, pois vai retornar e vai precisar fazer outro, e uma hora a placa para de vez, pois o chip não aguenta assim como a estrutura da placa.

Tente buscar algum profissional em sua região que faça reballing, assim você terá como agregar mais este serviço, e mesmo ganhando menos o que importa é dar a solução pro cliente. Aí no seu caso tente ver se acha uma placa boa por um preço razoável, acho que seria a opção mais viável.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

38 minutos atrás, Daniel. disse:

O ideal nesses casos é sempre optar pelo reballing. O reflow é só a título de testes, pois o problema retorna, pois a solda foi restabelecida mas por ela estar deteriorada e gasta vai dar retorno. Garantir reflow é algo que é a mesma coisa que dar tiro no pé, pois vai retornar e vai precisar fazer outro, e uma hora a placa para de vez, pois o chip não aguenta assim como a estrutura da placa.

Tente buscar algum profissional em sua região que faça reballing, assim você terá como agregar mais este serviço, e mesmo ganhando menos o que importa é dar a solução pro cliente. Aí no seu caso tente ver se acha uma placa boa por um preço razoável, acho que seria a opção mais viável.

 

42 minutos atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Não recomendo entrega desse forma. Esse procedimento é só pra você diaguinostica o problema. O problema ai é solda fria no bga certamente em pouco tempo vai apresenta o defeito novamente. O que você pode faze é passa orçamento de uma placa nova ao cliente outro terceiriza o serviço de reballing com alguém de sua confiança.

Ótimo irei fazer o recomendado, agradeço a atenção de ambos sou grato pelas dicas!  

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0