Sign in to follow this  
Followers 0

TOSHIBA PORTEGE R830 - Adaptação de cooler

8 posts in this topic

Boa tarde nobres colegas, estou em cesse notebook em minha bancada onde o cooler dele está queimado, não tenho cooler igual nem encontrei na internet pra comprar, então decidi adaptar um cooler mais ou menos do mesmo tamanho, o problema é que o cooler q dá certo possui apenas 2 fios, o vermelho e o preto e o cooler original possui 4 fios. Ao fazer a ligação e ligar o notebook, o cooler gira durante uns 2 segundos e para durante 5 segundos e esse ciclo permanece. Antes testei um cooler com 3 fios, que creio que o terceiro fio fosse de monitoramento do cooler e funcionou direitinho, no entanto esse cooler era muito grande pra o notebook e por isso tive que mudar. Alguém tem alguma sugestão para o caso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sugiro adaptações para este portege, a placa é sensível, e pode dar defeito mais a frente. O fato dele ter 4 fios trata-se de um cooler bem específico onde tem monitoramento da velocidade e feedback para o circuito de temperatura. Adaptações podem dar problemas mais a frente e você vai ficar com um baita abacaxi na mão.

Uma adaptação teria que ter um cooler de pelo menos 3 fios, já que o que tinha aí deu certo. Acho que arriscar em um equipamento desses é dor de cabeçca

Achei desse cooler no aliexpress, já que essa linha portegê é importada

https://pt.aliexpress.com/item/GZEELE-novo-ventilador-de-refrigera-o-da-cpu-para-Toshiba-Portege-R700-R705-R830-R835-Ventilador/32962989419.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.30da394b2WQ63t&algo_pvid=fc682c17-f310-45c5-b927-252ec783f6b4&algo_expid=fc682c17-f310-45c5-b927-252ec783f6b4-5&btsid=ea9b6b62-cf26-48b0-99e4-242802d29645&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_10,searchweb201603_52

Explique ao cliente que realizar uma adaptação de cooler não ficaria bom, e devido a não achar peças no Brasil para este modelo você teria que importar essa peça. Se ele aguardar maravilha. Temos de ter em mente que equipamentos mais específicos e fabricados fora do Brasil, isso ocorre, a dificuldade de achar certas peças de reposição.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas qual o problema de colocar outro cooler? até onde eu sei, os 4 fios são: positivo, negativo, sensor da placa (pra avisar quando o cooler deu problema) e o outro sensor de rotação (para contabilizar as rotações). Não vejo problema em colocar um outro cooler visto que todos seguem a mesma voltagem e o padrão de funcionamento é o mesmo. Gostaria que me explicasse o porque poderia dar dor de cabeça (só a nível de conhecimento mesmo)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só pra deixar claro que esse notebook, o cooler não é acoplado ao dissipador, ele é posicionado de forma que jogue vento no processador, acho que não tem lá esse impacto no funcionamento, visto que além disso a saida de ar na qual o cooler puxa o ar é embaixo do notebook, sem falar que o proprietário disse que estava usando ele a meses e ele não reiniciou nenhuma vez. Segue foto do posicionamento do cooler.

cooler.thumb.jpeg.348475e48ae9f8ff493a67

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você pode adaptar, quanto a isso não vejo problemas só que como toda adaptação há seus prós e contras, e o cliente precisa estar ciente disso. Porque quando alteramos as características originais do aparelho, seu funcionamento pode ficar bom, mas não se saberá a durabilidade disso, principalmente quanto ao circuito de monitoramento de temperatura, e feedback do cooler, mas se você conseguir um cooler que se adapte ao local, e refrigere da mesma forma que o original, e o cliente souber que foi feito uma adaptação, sem problemas.

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, eu já fiz uma adaptação desse tipo, não me recordo o modelo, depois de um período com o notebook ligado, o mesmo começava a dar BIP's de alerta e desligava mais ou menos em 1 Minuto, (por falta do monitoramento) mesmo as temperaturas estando OK, se o seu não acontecer isso beleza, mas não esqueça de avisar o cliente. Se você colocar esse cooler com apenas os 2 fios, positivo e negativo, e ele desligar depois de um tempo, você pode fazer tentar um jumper em outro local da placa para pegar os 5v, se você for fazer esse jumper nos 5v das USB cuidado com a perca de corrente que você terá na saída da mesma por conta do cooler, sempre faça vários testes antes de entregar ao cliente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde pessoal, decidi por importar um cooler original, estou aguardando chegar! Muito obg pela ajuda.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal importei o cooler e funcionou belezinha. Podem fechar o tópico

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0