Sign in to follow this  
Followers 0

Osciloscópio

5 posts in this topic

Boa noite. Adquiri um osciloscópio Tektronix e estou fazendo umas medições em uma placa fonte de TV da Samsung. Ao fazer medições no secundário, não estou tendo problemas, porém não estou conseguindo fazer medições no primário. Ao tentar colocar o terra do osciloscópio  no negativo do capacitor ou da ponte retificadora, por exemplo, sai uma faísca e a lâmpada em série acende. O que pode estar acontecendo? Estou precisando de orientação. Obrigado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigo, o problema aí é que o osciloscópio está ligado na mesma rede que a fonte chaveada em teste. Para fazer aferições no primário de uma fonte chaveada é necessário o uso de um transformador isolador. Veja o vídeo abaixo que vai te esclarecer

https://www.youtube.com/watch?v=cn9VwKp7E4Q

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas Prof. Daniel, eu não estou querendo medir a tensão alternada. Estou querendo medir na saída dos capacitores ou da ponte retificadora, que já sai tensão contínua. Lembro da aula onde foi alertado que tivesse cuidado ao medir corrente alternada, justamente para o terceiro pino da tomada do osciloscópio não fazer curto com o fase da rede elétrica. Mas no caso estou querendo medir a corrente contínua. Então me tire uma dúvida: nas aulas de fonte chaveada, inclusive onde o prof. Ademilson analisa a fonte da TV LG e Samsung, ele ligou o osciloscópio na própria rede elétrica ou em um transformador isolador?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Agora, cleryston disse:

Mas Prof. Daniel, eu não estou querendo medir a tensão alternada. Estou querendo medir na saída dos capacitores ou da ponte retificadora, que já sai tensão contínua. Lembro da aula onde foi alertado que tivesse cuidado ao medir corrente alternada, justamente para o terceiro pino da tomada do osciloscópio não fazer curto com o fase da rede elétrica. Mas no caso estou querendo medir a corrente contínua. Então me tire uma dúvida: nas aulas de fonte chaveada, inclusive onde o prof. Ademilson analisa a fonte da TV LG e Samsung, ele ligou o osciloscópio na própria rede elétrica ou em um transformador isolador?

 

 

32 minutos atrás, Daniel. disse:

Olá amigo, o problema aí é que o osciloscópio está ligado na mesma rede que a fonte chaveada em teste. Para fazer aferições no primário de uma fonte chaveada é necessário o uso de um transformador isolador. Veja o vídeo abaixo que vai te esclarecer

https://www.youtube.com/watch?v=cn9VwKp7E4Q

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tenho certeza se foi ligado a um transformador isolador, mas já encaminhei sua dúvida ao Prof. Ademilson, para respondê-la por aqui, e esclarecer de uma forma definitiva a sua dúvida

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0