Sign in to follow this  
Followers 0

Dúvida Onde Nasce a Tensão

13 posts in this topic

Boa tarde professores e amigos do fórum, estou com uma placa mãe referência DAOZ03MB6E0 Rev. E, bom estou com dúvida onde nasce uma determinada tensão no esquema elétrico, a referida tensão é a +3V que encontra-se na página 21, no pino 4 do CI WPC8769LDG diz que lá deveria ter uma tensão de +3V, porém faço a medição e da 0,28V e em todos os outros pontos que esta tensão deveria está presente da a mesma medição de 0.28V, e eu não consigo encontrar no esquema elétrico onde esta tensão nasce a de +3V, quem puder dá uma ajuda eu agradeço, estou anexando tanto a imagem de onde eu tenho dúvida como o arquivo em PDF do esquema elétrico.

No meu ver é uma tensão que deveria existir na hora que eu plugo o carregador, se eu estiver errado por favor me corrijam.

img.PNG

quanta_zo3_r1a_schematics.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal Paulo, não tinha visto o CI 

A foto dele para a compreensão do colega

 

pq20.png

Conforme o Paulo falou, esta tensão é suspensa, ou seja, só aparece após a placa ligada

Este mosfet faz essa tensão nascer a partir do +3vpcu que origina do ci pwm que gera 3v e 5v

O sinal MAIND que faz o acionamento do mosfet, gerando o +3v

Se esta tensão está 0,28v o mosfet pode estar ruim, ou o PC50 ou PC51 com fuga pra terra

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

PQ20.

Só esta presente quando a placa for ligada

Obrigado Paulo pela diga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Daniel. disse:

Legal Paulo, não tinha visto o CI 

A foto dele para a compreensão do colega

 

pq20.png

Conforme o Paulo falou, esta tensão é suspensa, ou seja, só aparece após a placa ligada

Este mosfet faz essa tensão nascer a partir do +3vpcu que origina do ci pwm que gera 3v e 5v

O sinal MAIND que faz o acionamento do mosfet, gerando o +3v

Se esta tensão está 0,28v o mosfet pode estar ruim, ou o PC50 ou PC51 com fuga pra terra

Obrigado professor Daniel pela diga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
19 horas atrás, Daniel. disse:

Legal Paulo, não tinha visto o CI 

A foto dele para a compreensão do colega

 

pq20.png

Conforme o Paulo falou, esta tensão é suspensa, ou seja, só aparece após a placa ligada

Este mosfet faz essa tensão nascer a partir do +3vpcu que origina do ci pwm que gera 3v e 5v

O sinal MAIND que faz o acionamento do mosfet, gerando o +3v

Se esta tensão está 0,28v o mosfet pode estar ruim, ou o PC50 ou PC51 com fuga pra terra

Boa tarde professor Daniel, tire uma dúvida já que a tensão que deveria existir no pino 4 deveria aparecer somente após a placa ligada, pergunto está aparecendo uma tensão de 0,28V, quando eu plugo a fonte de alimentação, neste caso não era para a tensão está zerada(0V) neste momento?, já que só deveria ter tensão quando a placa estivesse ligada?, tirei o CI e fiz uma medição sem o CI e continua dando 0,28V em um dos lados do capacitor PC50(já tirei este capacitor e recoloquei o CI e no pino 4 do CI da a mesma tensão 0,28V, isto está correto ou deveria ser 0V neste ponto?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
19 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

PQ20.

Só esta presente quando a placa for ligada

Boa tarde Paulo, tire uma dúvida já que a tensão que deveria existir no pino 4 deveria aparecer somente após a placa ligada, pergunto está aparecendo uma tensão de 0,28V, quando eu plugo a fonte de alimentação, neste caso não era para a tensão está zerada(0V) neste momento?, já que só deveria ter tensão quando a placa estivesse ligada?, tirei o CI e fiz uma medição sem o CI e continua dando 0,28V em um dos lados do capacitor PC50(já tirei este capacitor e recoloquei o CI e no pino 4 do CI da a mesma tensão 0,28V, isto está correto ou deveria ser 0V neste ponto?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desconsidere essa tensão no dreno do mosfet 0.28V é o mesmo que zero, muito baixa pra considera que o mosfef está com defeito.

Qual e o defeito na placa? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Desconsidere essa tensão no dreno do mosfet 0.28V é o mesmo que zero, muito baixa pra considera que o mosfef está com defeito.

Qual e o defeito na placa? 

A placa não liga, este é o defeito, não da nem sinal, mais a tensão de 3V e 5V as primárias estão presentes.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem tensão de 5V na PL8 e 3V na PL5 né isso?

Você preciso verifica a tensão de  power no pino 11 do conector CN3 deve ser 3V e verifica se a mesma vai a zero quando o power for pressionado.

Depois deve verifica se o SIO está recebendo este sinal no pino 95. Pino 95 do SIO está ligado ao pino 11 do CN3 deve está com 3V e quando o power for pressionado deve zera e retorna a 3V. 

Estado normal essa etapa você precisa verifica a tensão na bios estado com 3V você deve regrava com um arquivo confiável e verifica se a placa liga. Você não pode pula etapas precisa seguir uma sequência de passos pra chega a um resultado.

Verifica isto a pra gente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
20 horas atrás, Paulo- Master Consertos disse:

Tem tensão de 5V na PL8 e 3V na PL5 né isso?

Você preciso verifica a tensão de  power no pino 11 do conector CN3 deve ser 3V e verifica se a mesma vai a zero quando o power for pressionado.

Depois deve verifica se o SIO está recebendo este sinal no pino 95. Pino 95 do SIO está ligado ao pino 11 do CN3 deve está com 3V e quando o power for pressionado deve zera e retorna a 3V. 

Estado normal essa etapa você precisa verifica a tensão na bios estado com 3V você deve regrava com um arquivo confiável e verifica se a placa liga. Você não pode pula etapas precisa seguir uma sequência de passos pra chega a um resultado.

Verifica isto a pra gente.

Boa tarde Paulo, amigo fiz o indicado por você, regravei a bios e a placa ligou, a unica coisa que agora está acontecendo é que não há tensão nas bobinas que alimentam o processador, a PL16 e a PL15 estão sem tensão, fazendo a medição no CI PU6 o pino 9 e pino 16 estão sem tensão quando a placa está ligada, pergunto será que pode ser o CI ou algum componente em volta dele pode está fazendo esta falta de tensão nos pinos, lembrando que a tensão de alimentação está presente no pino 18 e no pino 6 está a tensão de enable também.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0