Sign in to follow this  
Followers 0

Ondas de indução

2 posts in this topic

Entendo tensão alternada como um sinal que ocorre no sentido positivo e negativo em relação ao referencial nulo, assim como a corrente alternada. Então posso considerar que o PWM não é alternado, e, portanto, não pode gerar corrente induzida no transformador? Então o PWM atua somente no chaveamento para acumular energia na bobina a quem está ligado, para então gerar pulsos de tensão alternado e produzir corrente induzida?  Ou a indução pode ocorrer com qualquer variação da tensão, mesmo que tenha apenas o sentido positivo, como o PWM? Nesse último caso a corrente ocorre em apenas um sentido, certo? Analise as afirmações e me corrija se eu estiver equivocado em algumas, por favor.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Romilde, a indução ocorre na variação da tensão seja uma variação positiva ou negativa em relação ao 0V. Logo um PWM cria sim indução em uma bobina. Esse é o principio de funcionamento de qualquer fonte chaveada ou conversor DC-DC. Pense assim, digamos que tenha um PWM que comece em 0V e suba até 10V e fique em 10V durante 5ms, durante o tempo de subida da tensão, 0, 1, 2, 3, 4...10V o campo eletromagnético vai se expandindo, quando o PWM 'corta' ele vai a 0V logo não existe tensão para sustentar o campo então ele contrai, após isso a tensão volta a subir 0,1,2,3,4 10V então o campo volta a se formar. Essa variação da tensão cria uma variação do campo o que cria uma indução na bobina ou transformador que gera termina por gerar uma tensão AC, esta sim será alternada. Por isso sempre temos, diodos retificadores e capacitores no secundário das fontes chaveadas. A corrente corre sempre em um sentido no primário (falando de transformadores chopper) e no secundário teremos corrente AC. 

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0