Sign in to follow this  
Followers 0

Placa MSI ( MS-7529 VE: 1.1 )

10 posts in this topic

Caro amigo Daniel, estou com esta placa que é a mesma que você me ajudou a conserta-la. Ela esta funcionando eu tive que trocar 2 mosfet o Q30  e Q 28 , estes 2 mosfets estão esquentando muito.

O que pode estar acontecendo ?  

MOSFETS.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O circuito que eles alimentam pode estar com alguma anormalidade na filtragem, ou outro componente em volta alterado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel boa tarde, o problema dos mosfets esquentando ta resolvido o smd Q36  estava alterado e foi trocado ficou estabilizado a temperatura e tinha um resistor também aberto.

   Vou falar de um problema, eu tenho os 3VOLTS no pino 86 do super I.O do VBAT , mas os 3 volts não chega no painel PW . Os 3 volts STBY esta chegando, já corri todo o circuito medi todas as peças do VBAT. 

A pergunta é os 3 volts do VBAT chega na BIOS ?   a placa não faz o reset pelo CMOS.  Daniel analisa ai e me ajuda, valeu .

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este circuito RTC está OK?

 

RTCms-7529.png

Pelo que dá a entender vai para o ponte sul da placa mãe.

 

RTCms-75291.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel eu tenho os 3 volts no resistor 339  e  340 . O  R340  chega os 3 volts e sai os 3 volts , o R339  chega os 3 volts e sai 1.40 volts. Este resistor r339 é de 1M hom  e meu multímetro é só de 2000 k o máximo. Este r339  será que esta ruim  pelos 1.40 volt  que esta saindo . Qual a saída desta voltagem pela ponte sul.?

resistor.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Teste o D17 ele é um diodo duplo. De um lado ele vai receber os 3v da bateria CMOS quando o pc estiver desligado. Quando ligado é o 3vsb que sai da ponte sul que vai chegar na Bios. Teste esse diodo duplo, resistor que sai da linha positiva da bateria, os capacitores c313, c310.

Para efeitos de teste pode até interligar os 3v da linha positiva do conector da bateria até o pino 1 do jumper do cmos , e coloque o jumper no pino 1 e 2 

Se segurar as informações da Bios o diodo duplo provavelmente está ruim

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel os 3 volts do vbat esta chegando legal la na ponte sul , o circuito do jumper esta legal e tudo conferido.  O resistor r340 ele entra os 3 volts e sai p/ ponte sul os 3 volts 

O resistor r 339 entra os 3 volts  mas entra na ponte sul 0.80 volts , estes resistores fica colado na ponte sul , o circuito do cmos e do super IO esta perfeito só não chega na bios e no pino pawer . Isto é os 3 volts VBAT ,    Mas os 3 volts VSTB  chega normal .

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser que tenha problemas no SuperIO então.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel boa tarde , Vou  finalizar este tópico o resistor 340 foi trocado , ele fica perto da ponte sul. O que estava quando retirei não estava bom.  E no super IO  no pino 86 tem o capacitor smd c361  ele estava torrado . já estou formatando este PC e no circuito rtc e na bios esta tudo correto e a bios segurou as configurações , 

Muito obrigado Daniel , a sua analise ajudou muito e tive um conhecimento maior deste circuito valeu amigo.

Silvio Volpini

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal Volpini, fico feliz que a análise tenha te ajudado a compreender. Análise visual é tudo antes da gente condenar a placa.

Parabéns pelo reparo!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0