Sign in to follow this  
Followers 0

TV Samsung

5 posts in this topic

Boa Tarde, Professor Admilson!

Estou com uma TV LED Samsung modelo UN58H5203AG. Essa TV tem áudio,mas não tem vídeo. Alias o vídeo aparece por uma fração de segundo de vez em quando.

Tirei a placa fonte modelo L58GFB_SM Rev1.2, mas não encontrei o esquema dela.

Fazendo as medições ensinadas no curso, as tensões AC estão normais em 118V. Mas a tensão DC já no diodo retificador está em 134V, nos vídeos do curso fica em 160V,.

Seguindo a trilha em direção do capacitor de filtro passo por dois diodos DP 802 e 803, a tensão quando sai do segundo diodo está em 230V e segue assim até o mosfet QM801CS.

Um pouco afrente nessa trilha tem o diodo DM807 e a Bobina BBM803 que ficam extremamente quentes. 

Segue fotos da placa.

OBS: Assim que ligo a placa a lampada em série que montei para proteção da uma piscada.

20190617_152438.jpg

20190617_152458.jpg

Inked20190617_152545_LI.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo o q vc disse amigo,acho q um dos seus diodos deve estar alterado e alterou muito como se fosse um resistor,mas veja o q o professor fala...

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Grato, Danilo. Vou aguardar o professor

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigo, esse tipo de análise é complicada seria necessário mais informações para te ajudar no diagnóstico. Mas posso afirmar que a piscadana lâmpada série no momento em que liga o equipamento é normal. Você chegou a colocar a placa em modo on, para confirmar as tensões que alimentam a placa principal ? O sintoma de parada de vídeo pode sugerir defeito no conversor DC DC principal ou mesmo na saída nos diodos de retificação ou nos capacitores de filtro do secundário, mas pode estar na placa principal também. Eu recomendo que ligue a fonte em modo on tirando ela do standby para testar e validar as tensões de saída da fonte. Eu sempre orientou aos alunos a começar uma análise de defeito da saída para entrada e não dá entrada para a saída, pois é sempre mais fácil achar o defeito assim. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi, Professor!

Eu fiz o reparo dessa TV na pura sorte.

Veja na foto os detalhes que circulei. Essa bobina e o diodo que circulei aqueciam muito. Se um componente aquece o problema está nele ou perto dele. Tirei a massa que envolvia os terminais do mosfet ao lado. E o aquecimento na área parou.

Pensei comigo, sera que na sorte resolvi o problema. Montei a placa na TV, liguei o power e a tela acendeu. Conectei no decolder e tive imagem.

Não sei se tem algo haver. Mas essa TV era da casa de praia da minha cunhada. Ficava muito tempo desligada. Quando o pessoal chegou na casa a TV só tinha áudio.

Minha cunhada comprou outra e me deu essa para servir de laboratório, pois cobraram quase R$ 900,00 para trocar a placa.

O fato dela ficar muito tempo desligada na beira da praia, pode ter juntado salitre nessa massa do mosfet e provocado um pequeno curto?20190617_152438.thumb.jpg.6d96bc62e940ad

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0