Sign in to follow this  
Followers 0

NotebooK Acer E532 placa LA-9532P não liga

20 posts in this topic

Olá Estou com uma placa LA-9532P que não está ligando, coloco o carregador e o processador começa a esquentar devagar, a bateria carrega, aperto o botão power acende o led e cinco segundos depois apaga. não tem tensão em nenhum pino do bios U6, no SIO pino 9 (3,2v), pino 110 (0v), pino 112 (0v), ainda estou apanhando o esquema elétrico, podem me ajudar? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Percebi pelo esquema elétrico que no PL501, não tem nenhuma corrente de +1,35VP, no PU501 pinos 5, 16, 17, 18, 19 não tem esta tensão de +1,35VP.

Me ajude a entender de onde vem estas tensões.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A tensão de  +1,35VP é suspensa só vai ta presente apos o start da placa!

Regrave a bios veja se resolve o problema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já troquei o bios reparei que as tensões cairão, nem no bios chega, também troquei o SIO, gravado.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes a placa pelo menos acendia os led e apagava, agora nem isso faz mais. Me ajuda.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

tenho esse tipo de problema, (led acendia depois nao acende mais) quando uso um arquivo de bios que esta com problema ou nao é o correto para a versão da placa.. tente com outro arquivo..

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas o problema não é este, deixa eu explicar:

Ele ligava rodava o cooler, acendia os leds e cinco segundo depois parava mas os leds ficavam acesos. Troquei a bios, ficou a mesma coisa, comprei um SIO gravado, ficou a mesma coisa, depois comecei a procurar o defeito pelo esquemas (ainda estou aprendendo), ai começou só a esquentar o processador, se apertasse o power acendia os leds e apagava com dois segundos, mas o processador aquecia mesmo sem apertar o power, continuei procurando o defeito e agora a placa não da nenhum sinal de vida, nada nada.

Me ajuda.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

verificou se a solda o SIO novo ficou boa? coloca num microscópio e testa todos os pads com uma pinça pra ver se nao ficou nenhum sem solda ou em curto..

vc tem fonte assimétrica? quanto ao cooler parar depois do start da placa é normal, muitas placas so disparam o cooler quando necessário, ja testou outro processador? não é muito comum, mais o soquete do processador pode estar com problema, eu nunca precisei mais ja vi relatos de pessoas que tiveram que ressoldar ou ate mesmo trocar

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado, vou verificar, mas me responda por gentileza outra coisa, o PQ301 esta enviando 25v para o pino 4 do PQ302 e PQ303, está certo? página 34 do esquema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim amigo!

Eles precisam desses 25V pra satura e passa a tensão da fonte pra alimenta os outros circuitos.

Faça como o amigo @LucasPolli, falou veja se não ficou algum curto nos pinos do SIO.

Outra coisa essa placa usa PCH dá muito problema.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá novamente, fiz uma nova troca do SIO gravado observei no microscópio e está sem curto, só que o que acontece é o seguinte, em todo acompanhamento pelo esquema, fui desde a entrada da fonte e cheguei até o mosfet PQ503 onde indica curto, retirei o PQ503 e indica curto na trilha dele pino 1,2 e 3 ligados ao terra, e 5,6,7 e 8 ligados a linha do CI PU501 e Bobina PL501, do mosfet PQ502 pino 5 acima não tem curto. Tem como saber se o ci PU501 está em curto?

Observe na página 36 do esquema e me ajuda a achar uma solução. Obrigado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, este curto eu já consegui resolver obrigado, era um curto no capacitor.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resolveu? Podemos encerrar o tópico?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Por favor nos diga se conseguiu resolver o problema da placa. Qual foi a solução? Precisamos saber pra fecharmos o tópico.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisamos saber de que maneira o problema foi resolvido, qual o componente trocado, enfim, senão ninguém vai entender como fez para reparar a placa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resolvido da seguinte forma, após a vistoria nas soldas do SIO trocado, passeia a testar uma sequencia de capacitores próximos a bateria do bios, são 8 capacitores um ao lado do outro bem próximo ao PBJ101, o primeiro estava em curto, ao retirá-lo a placa funcionou, problema resolvido, pena que não da para enviar uma foto aqui no forum. Abraços.  

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pelo retorno com a explicação do reparo. Parabéns pelo conserto!

Tópico encerrado!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0