Sign in to follow this  
Followers 0

Fonte Half Bridge

5 posts in this topic

Professores,dentro do ci tem uma fonte half bridge,no curso o prof.ademilson explica q o ci é alimentado com 24 volts,carrega o capacitor com esses 24 volts,quando o mosfet de baixo satura e leva o pino 3 ao terra,até ai tudo bem,quando o mosfet debaixo corta ele induz 12 volts  e se junta capacitor q estava carregado com 24 volts,formando 36 volts na saída,minha dúvida é daonde esses 12 volts surgem a partir do corte do mosfet...acredito q seje do efeito do corte...mas queria q me esclarecessem essa dúvida.

Screenshot_2019-07-14-12-27-24.png

Screenshot_2019-07-14-12-27-52.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O trabalho dos mosfets de alta e baixa definem essa tensão final;

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então...não sei se mais a frente do curso eu vou ter mais uma informação detalhada sobre esse chaveamento...ou seja como q ele produz aquela determinada tensão...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 14/07/2019 12:43:37, Danilo Bellato Beissman disse:

.acredito q seje do efeito do corte...mas queria q me esclarecessem essa dúvida.

 

Olá Danilo,

Seu raciocino está quase certo, mas não é bem o efeito do corte do mosfet do lado de baixo. O IC202 recebe 24V através do pino 2, para isso o mosfet do lado de cima (interno ao CI) precisa saturar. Como existe um capacitor ligado ao pino 3 o C220 o capacitor se carrega com 24V. Quando o de baixo corta, o de cima satura, colocando mais 12V sobre o capacitor C220, ele praticamente não chega a descarregar, mas imagine que ele recebe essa tensão de 24V de uma lado e a de 12V do outro, no final é como se se tivéssemos duas pilhas ligadas em série uma de 24V e outra de 12V ao todo teriamos 36V. Entende isso nesse circuito é pouco complicado, vou bolar uma aula de reforço com este tema, na verdade a ideia do circuito de BOOST é simples, para um mosfet saturar ele precisa receber uma tensão em gate maior que a tensão de source. Para o mosfet do lado de baixo é "simples", pois seu source já está ligado ao gnd (0V) então ele pode receber uma tensão baixa 5V por exemplo que vai saturar. Como o divisor de tensão do circuito de feedback é projetado para manter a tensão de saída do conversor em 12V, no mosfet de cima teremos 12V no source, logo para o mosfet de cima saturar é preciso uma tensão maior em seu gate, para isso se utiliza o circuito de boost (BS) ou impulso, ele impulsiona a tensão para conseguir saturar o mosfet de cima. 

 

Em fim tenho visto que você é super interessado no assunto, e acho que seria bacana montar uma aula de reforço com este tema, aguarde que em breve devemos liberar algo nesse sentido.

 

Caso tenha mais dúvidas estou a disposição.

 

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom...eu queria sim,pq creio q esses circuito eu vou encontar muito em placas e pricipalmente em placas mãe de notebook e desktop...fico aguardando.Obrigado!!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0