Sign in to follow this  
Followers 0

Notebook Positivo Stilo XR 2998

3 posts in this topic

Notebook liga sem imagem, e após um tempo é possível ver que o led do power apaga e acende novamente.  Regravei o BIOS e o sintoma permanece. Placa com processador soldado.

OBS:  Injetei na fonte assimétrica 3.0v e 1.5A no indutor L10 e o componente SM 3317 esquenta de queimar o dedo. Retirei ele da placa e o curto fica para o lado do Source. A tensão praticamente zera e a corrente vai ao maximo. 

Tensões na placa 

 

L 11  1.0v

L 10  5.0v 

 

Pino 3 do Bios 1.8V

Pino 8 Bios  1.8V 

L22 e L13 1.0V 

L12 3.27V 

 

 

Positivo Stilo XR2998 [Nottec].pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual é a referência da placa? Isso você já deve informa no título tópico.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Segundo o esquema que colocou aqui, este mosfet deve ser o PQ72. Nos informar os detalhes e posição dos componentes na placa nos ajuda a entender o que você está analisando aí.

Como nosso amigo, moderador Paulo disse, é sempre necessário nos informar referência da placa, e também tudo o que foi feito até o momento de solicitar ajuda, assim vamos entender melhor toda sua linha de raciocínio.

Bom, vejamos, na figura abaixo

pq72.png

O lado que menciona estar o curto é no source do PQ72, e creio que você tirou o mosfet fora e o testou fora e ele deve estar bom (essa informação não nos foi mencionada)

Pense no seguinte, esse lado do source ele está conectado ao terra, então se o curto permanece, você pode injetar uma pequena tensão no local, iniciando de 1v e subindo até a corrente estar um pouco elevada, mas nunca passando a tensão limite da linha, ok?

Uma boa alternativa é também levantar a bobina L10 assim irá separar os dois lados, ou seja, a fonte interna, da linha da carga que ela alimenta, e ver de qual lado da bobina está o tal curto. No lado que estiver o tal curto você injeta tensão e procura quem vai dissipar calor, que provavelmente seja o culpado

É bem possível que esse curto esteja em algum capacitor cerâmico ligado ao terra, mas você precisa fazer aí uma boa análise, com paciência

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0