Sign in to follow this  
Followers 0

DELL Inspiron 14R 5437 - Placa DOE40-HSW 12307-2 VKJ89 REV A00 - Liga mas não dá vídeo

13 posts in this topic

Olá amigos, sou iniciante nos estudos de reparo de notebooks e agradeço desde já seu tempo e sua ajuda.

Ao pressionar o botão POWER ele acende a luz POWER e gira o cooler mas não bipa nem apresenta vídeo;

Se eu remover as memórias RAM ele bipa (5 bips)

Se eu fizer o teste de tela (segurando a tecla D e pressionando o botão POWER, ele mostra uma sequencia de telas coloridas)

Já testei outras memórias DDR3L e regravei BIOS mas sem nenhum sucesso.

Fiz algumas medições nas bobinas de 5V, 3,3V, 1,3V e 0,9V e todas estão mostrando suas tensões.

 

Gostaria dos amigos que já possuem experiência na área, algum conselho de quais testes devo realizar nessa placa.

Muito obrigado pela atenção.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só para aumentar mais os detalhes, seguem em anexo algumas fotos de medições que fiz na placa

5d4acc8e9b53a_PlacaTenses.thumb.jpg.458d

Na foto acima, todos os valores das tensões que medi na placa.

 

5d4acd98550a7_PlacaFrenteCurtoCapacitore

Na foto acima, percebi que todos os capacitores desta área "frente da placa" estão em curto (medido com teste de continuidade com a placa desligada)

 

5d4acd999595e_PlacaVersoCurtoCapacitores

Na foto acima, percebi que todos os capacitores desta área "verso da placa" estão em curto (medido com teste de continuidade com a placa desligada)

 

Espero que essas informações ajudem aos amigos.

Grato

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem duas hipóteses ai...

1- Chip de vídeo precisando ser rebalado

2- Processador precisando ser rebalado.

Isso levando em conta que testou com bios sabidamente boa e com memórias também boas

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, Daniel. disse:

Tem duas hipóteses ai...

1- Chip de vídeo precisando ser rebalado

2- Processador precisando ser rebalado.

Isso levando em conta que testou com bios sabidamente boa e com memórias também boas

Olá Daniel, obrigado pelo retorno. Testei com duas BIOS (uma do site notebookreparos e a outra do próprio fórum Andrecisp). Quanto às memórias eu testei as que uso no meu próprio notebook de trabalho.

O que me deixa temeroso é que talvez mesmo fazendo reballing não funcione, há chances da própria GPU ou CPU terem queimado?

De qualquer forma, eu penso futuramente comprar uma estação de retrabalho BGA. Me parece que problemas de BGA são muito recorrentes. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, Daniel. disse:

Tem duas hipóteses ai...

1- Chip de vídeo precisando ser rebalado

2- Processador precisando ser rebalado.

Isso levando em conta que testou com bios sabidamente boa e com memórias também boas

Aqueles curtos nos capacitores na região da GPU podem ser sinal de curto na própria GPU e até mesmo na CPU? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Respondendo a uma pergunta anterior, sim alguns problemas de BGA no chip gráfico ou no processador podem ocorrer nesse tipo de equipamento. Não tem como prever ou "adivinhar", por isso que falei em questão de testar mais de uma Bios

E quanto ao "curto" nesses capacitores eles não poderiam estar em curto senão a máquina não completaria o start e estabilizava sem imagem na tela.

Um curto é o caminho mais rápido dos elétrons da linha positiva ao terra, o que faria com que a placa ficasse "morta". O que deve estar ocorrendo aí é que este circuito em questão possui uma resistência muito baixa e nosso multímetro se estiver na escala de bipe sonoro ele pode bipar, dependendo de qual é a resistência mínima na linha de bipe, para que o multímetro avise sonoramente. Principalmente o circuito de Vcore ele apresenta resistência baixa nessa linha porque a corrente do processador é alta.

Uma tentativa antes de ir pro reballing é efetuar a troca dos capacitores eletrolíticos responsáveis pela filtragem dessas fontes internas do processador e da placa gráfica.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, Daniel. disse:

Respondendo a uma pergunta anterior, sim alguns problemas de BGA no chip gráfico ou no processador podem ocorrer nesse tipo de equipamento. Não tem como prever ou "adivinhar", por isso que falei em questão de testar mais de uma Bios

E quanto ao "curto" nesses capacitores eles não poderiam estar em curto senão a máquina não completaria o start e estabilizava sem imagem na tela.

Um curto é o caminho mais rápido dos elétrons da linha positiva ao terra, o que faria com que a placa ficasse "morta". O que deve estar ocorrendo aí é que este circuito em questão possui uma resistência muito baixa e nosso multímetro se estiver na escala de bipe sonoro ele pode bipar, dependendo de qual é a resistência mínima na linha de bipe, para que o multímetro avise sonoramente. Principalmente o circuito de Vcore ele apresenta resistência baixa nessa linha porque a corrente do processador é alta.

Uma tentativa antes de ir pro reballing é efetuar a troca dos capacitores eletrolíticos responsáveis pela filtragem dessas fontes internas do processador e da placa gráfica.

Daniel, lendo toda essa aula que você escreveu só me dá mais vontade de estudar e aprender mais para um dia conseguir resolver esses problemas complexos.

Lembrei de mais uma informação importante, quando peguei esse notebook vi que uma "chapinha" estava solta dentro do notebook. Nesses vídeos à seguir o técnico fala justamente desse defeito de fábrica crônico de DELL, ele alega que essa chapinha ao se desprender da carcaça pode fechar curto em qualquer parte da placa causando assim até mesmo a queima de processador.

Defeito de série notebooks Dell

Notebook Dell Inspiron 14R-3650 não liga! Veja o motivo.

Notebook Dell Inspiron 3421 não liga

Notebook Dell Inspiron 3421 Não carrega a bateria [Reparo]

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
31 minutos atrás, Paulo.Mendes disse:

Processador com problema ai parceiro.

Pois é Paulo, já tô me acostumando com a ideia de ter que sucatear a placa. Aqui em Fortaleza não conheço ninguém que trabalhe com BGA, não possuo estação e além disso tudo o custo pode tornar tudo inviável, já que com muita sorte é só reballing, porém também pode ser que o processador tenha ido pro saco. :(

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se houve o desprendimento da chapinha metálica ela pode ter caído em qualquer lugar da placa, até mesmo na região do processador.

Se o processador se danificou acaba ficando inviável para reparo, pois um processador desses é caro, e ainda tem o risco do reballing que tem de ser feito bem criterioso pois tanto a placa quanto o processador se sofrer com estresse de calor, pode se danificar.

A Dell deu um tiro no pé com essas séries de notebooks com a chapinha assassina. Algumas máquinas até dão reparo outras já não

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
57 minutos atrás, Daniel. disse:

Se houve o desprendimento da chapinha metálica ela pode ter caído em qualquer lugar da placa, até mesmo na região do processador.

Se o processador se danificou acaba ficando inviável para reparo, pois um processador desses é caro, e ainda tem o risco do reballing que tem de ser feito bem criterioso pois tanto a placa quanto o processador se sofrer com estresse de calor, pode se danificar.

A Dell deu um tiro no pé com essas séries de notebooks com a chapinha assassina. Algumas máquinas até dão reparo outras já não

 

Sinceramente..... vou depenar e vender as peças. Ele está completo com:

- 8GB DDR3L;

- Tela 14 polegadas com touchscreen;

- HD 1TB;

- Bateria zerada que eu comprei e não pude devolver;

- Fonte original;

- Carcaças, flats, cabos, teclado etc

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Agora, Ghostalker disse:

Sinceramente..... vou depenar e vender as peças. Ele está completo com:

- 8GB DDR3L;

- Tela 14 polegadas com touchscreen;

- HD 1TB;

- Bateria zerada que eu comprei e não pude devolver;

- Fonte original;

- Carcaças, flats, cabos, teclado etc

Vou pegar um outro notebook da HP que recebi como pagamento de uma dívida (Pavilion dv6 6c30br PWA Hpmh-40gab7) Ele está com muita oxidação por causa de algum líquido que derramaram mas vou tentar consertar, vou abrir um outro post para isso caso haja dúvidas)

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0