Sign in to follow this  
Followers 0

Netbook Philco 10C / 6-71-w2100-d04 só liga com a bios desconfigurada

21 posts in this topic

Boa tarde pessoal do fórum. Estou com um Netbook Philco 10C / 6-71-w2100-d04 que chegou aqui com o seguinte problema: Ele ligava e desligava em seguida sem nem mesmo abrir vídeo. Abri o netbook e percebi que o pq2 estava oxidado e ao limpar a área ele se dissolveu, por estar tão danificado pela oxidação. Limpei a área, mas como não deu pra ver qual era o componente, nem as suas especificações não coloquei outro no lugar. Agora o netbook está apresentando o seguinte defeito: Ele liga abre vídeo sobe o Windows e funciona aparentemente normal até a hora em que configuramos a data e a hora, e depois de configurada a data e a hora e desligar o netbook ele não liga mais. acende o led laranja e na hora que aperta o power apaga e não acende mais. será que é a falta do mosfet que quebrou? qual seria a especificação desse mosfet? alguém saberia me informar para poder trocar ou se tem algum compatível? No esquema achei esse dois "pq2"  das fotos. Qual seria o certo? O pq2 que estava todo quebrado é próximo ao conector dc power jack como mostra a foto. Obrigado.

foto 1.jpg

foto 2.jpg

20190814_142221.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este transistor é um mosfet canal N, bem comum em placas de notebook

Ele é bem comum, conhecido também por 2N7002

mosfet canal n.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse próximo ao Jack foi o que você removeu? Caso sim é esse que o o Daniel mostrou na imagem. Esse outro é um mosfet duplo de 6 terminal como pode ver na imagem PQ20A só coloca na pesquisa  PQ2 0B que vai ver o outro no esquema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia. troquei o mosfet, mas o problema persiste. Liga e funciona normal até eu configurar a hora e data do bios. Depois de configura a hora e a data se eu desligar o netbook ele não liga mais. Quando pressiono o power ele pisca os leds e apaga tudo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já regravou a bios em outro CI e com outro arquivo? Este pode estar ruim

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já regravei a bios no mesmo ci com um arquivo baixado aqui mesmo no site e continua do mesmo jeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se eu deixar sem a bateria da bios o netbook funciona normal, só que tenho que ficar configurando a data e a hora toda vez que liga o netbook, mas se coloco a bateria da bios e arrumo a data e a hora ele não liga mais. o que será isso. Já verifiquei tudo e nada resolve. a bateria da bios está com 3v normal tudo está certo a não ser por esse detalhe srsrsrs

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem verifica o circuito rtc provavelmente que o diodo está com defeito.

RTC-6-71-w2100-d04.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acabei de remover o D14 a nomenclatura marcada nele é KL7, são dois diodos neste circuito correto? e fora do circuito ele não dá passagem em nenhum sentido se ele é composto por dois diodos deveria dar passagem em um dos lados correto?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Descrevo abaixo um breve funcionamento de como se deve aferir esse diodo no multímetro digital

diodo bat54.png

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já testei ele está normal também. Deste circuito que você postou testei todos os componentes e todos estão ok. Não sei mais o que fazer...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

esas linhas do esquema vão para o chipset. Pode ser ele que esteja com problemas

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

já troquei o diodo e dá na mesma. Quando eu tirei ele e deixei sem liguei a máquina e ele funcionou normal, mas sem segurar a data e a hora. colocando ele volta o problema de novo e o que estava no net e o outro que coloquei estão perfeitos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Reparei que resistor r168 tá oscilando bastante a tensão nele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Me passa a tensão nos terminais do diodo da seguinte forma.

Placa só com bateria Cmos, depois com a bateria Cmos e fonte conectada.

Seu problema é quase certo que chipset. Aguardo...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tensão só com a bateria: pino 1 = 0,005, pino 2 = 2,806 pino 3 = 2,711

 

com a bateria e o carregador: pino 1 = 3,297 pino 2 = 2,822 pino 3 = 3,190

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora faço o mesmo teste nesses resistores verifica se a tensão está passado neles. A tensão da bateria ta baixa coloca outra. verifica estes capacitores na linha apos os resistores.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em todos está passando a tensão normal.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Se você verificou tudo certinha ai é certeza que é o chipset com defeito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Beleza então. muito obrigado.vou ver com o dono do netbook o que ele quer fazer. Muito brigado mesmo pela ajuda

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0