Sign in to follow this  
Followers 0

Fonte 30V 5A montada no curso

5 posts in this topic

Prezado Ademilson,
Comprei pelo mercado livre um kit da fonte igual ao que você montou durante a aula.
Como eu tenho o transformador de um no-break que está  sem uso, vou usá-lo, embora pelo porte dele ele deve ter uma capacidade bem maior que o necessário.
Eu não consigo ver no trimpot qual o valor dele, mas pelo esquema ele é de 5K. Tenho um potenciômetro de 10K. Acha que daria certo a substituição do trimpot por este potenciômetro ou o valor iria interferir no bom funcionamento da fonte?
Já fiz pedido de um voltímetro/amperímetro para ter visualmente as informações de tensão e corrente.
Tão logo esteja tudo montado mostro aqui.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Interessante. Ao comprar o curso foi dito que os professores responderiam às dúvidas dos alunos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, pedimos desculpas pela demora.

Então o ideal é utilizar exatamente o que é proposto na montagem, mas um de 10k também terá funcionalidade. A sensibilidade no ajuste mudará porém não irá causar problemas.

Só a questão do transformador que seria bom ver as características principalmente de saída (secundário)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Gutemberg, perdoe a demora em responder. Tenho estado muito atarefado, mas vamos a sua dúvida. Como é exatamente este transformador? Pode usa-lo tranquilamente desde que consiga identificar seus terminais (fios) corretamente entre primário e secundário, mas isso é relativamente simples de ser feito com uma lampada série e um multímetro em AC. Verifique qual é a tensão fornecida no secundário do transformador, para verificar se sua ponte retificadora está preparada para suportar a tensão fornecida, bem como é importante analisar os capacitores de filtro afim de não sobrecarrega-los. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 29/08/2019 20:39:21, Ademilson Nunes disse:

Olá Gutemberg, perdoe a demora em responder. Tenho estado muito atarefado, mas vamos a sua dúvida. Como é exatamente este transformador? Pode usa-lo tranquilamente desde que consiga identificar seus terminais (fios) corretamente entre primário e secundário, mas isso é relativamente simples de ser feito com uma lampada série e um multímetro em AC. Verifique qual é a tensão fornecida no secundário do transformador, para verificar se sua ponte retificadora está preparada para suportar a tensão fornecida, bem como é importante analisar os capacitores de filtro afim de não sobrecarrega-los. 

Meu nobre,
O kit que comprei é exatamente aquele que você usou durante a aula.

Qual seria a tensão secundária do transformador para o perfeito funcionamento do referido kit?
O Transformador tem vários secundários e nenhuma perto de 30V. Talvez seja necessário desmanchá-lo e fazer um enrolamento de acordo com a necessidade do projeto.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0