Sign in to follow this  
Followers 0

Motorola G4 não carrega

6 posts in this topic

Boa tarde caro colegas,

Celular Motorola G4 não carrega, testei o conector e todas as trilhas passando corrente.

No esquema elétrico encontrado aqui no site, tirei a blindagem do gerenciador de energia U2400

Ao testar os componentes me volta achei uma BOBINA L2442 que apresenta defeito.

na escala de diodo ao colocar uma ponta no terra e a outra na bobina, ambas as pontas bipa!

Gostaria de trocá-la para ver se resolve meu problema, mas no esquema não tem as especificações dela para a troca e não tenho placa sucata do mesmo modelo ou parecida.

Pensei em comprar ou procurar em outras placas.

A pergunta é ! Como faço para identificar a bobina?

para adquirir outra para troca não só nesse caso mas geral.

desde já agradeço a atenção.

 

bobina L2442.png

bobina  L2442.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite!

Bobina não entra em curto, se a linha dela está em curto, é outro componente que está com o curto, pode ser um capacitor ou CI, diodo, etc...

Vc vai fazer o seguinte:

Remova a bobina e meça novamente nos pads, o lado que o curto continuar, é a linha que vc deve seguir. Se for o lado do U2400, é ele o problema, se for do outro pad, é algum capacitor, diodo ou CI. Dê andamento a sua análise levando em consideração essa linha de pensamento.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então meu amigo Marcos, obrigado pela atenção,

não tem curto o aparelho liga normal mas não carrega, ao procurar algum problema perto do CI de carga achei essa bobina que bipa na escala de continuidade dos dois lados, as outras não bipa, as bobinas tem que bipar só quando coloco nos dois polos, porem essa bipa quando coloco o Negativo na carcaça, e a ponta positiva ao encostar nas duas partes da bobina está bipando.

Tirei ela, testei todos componentes em volta, e estão todos normais.

posso testar o celular sem ela?

Obs.: Quando testo as trilhas onde ela estava, a parte vermelha não bipa a parte clara(debaixo da foto L2442) ele bipa, deveria ser ao contrario neh?

mais se precisar comprar uma bobina como faço ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fui analisar o esquema e observei que um lado da bobina ta ligada diretamente ao GND, conforme marquei na imagem abaixo, então ela tem que bipar em continuidade com o terra mesmo.

Veja se carrega com todos os flex conectados, alguns motorola não carregam se tiver, por exemplo, o flex do flash desconectado.

Como vc disse que encontra tensões no conector de carga e nas trilhas da linha positiva, verifique no esquema a linha VBAT e teste os componentes desta linha, caso todos estejam ok, só nos resta o gerenciador de carga.

 

aaaaa.thumb.png.a1a95b86b3a2acfe93a3580c

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Marcos,

Voltei a bobina para o lugar,

Fui fazer o teste ele não liga mais, ele sobe tensão por 2 segundos chega a 0,22 na fonte e desce e zera 0,00.

agora que ele não liga mais, vou fechar e entregar para o cliente, pois o mesmo me falou que ja tinha passado em outra assistência, e que tinham condenado a placa.

A etiqueta está vermelha, esse celular ja teve contato com agua pelo visto.

Mas tirei boas lições, quem sabe na próxima eu resolvo, obrigado pela ajuda.

talvez tópico sirva para outro amigo.

bom dia e bom trabalho.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

É uma pena, sempre aparece aparelho mexido. Hoje mesmo entrou 2 assim na minha assistência, e só descobrí depois q analisei com calma e vi traços de fluxo. Boa sorte na próxima.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0