Sign in to follow this  
Followers 0

HP PAVILION 14- Placa- DAY11AMB6E0 REV:E- Não liga

16 posts in this topic

Boa noite pessoal, estou com esse notebook em minha bancada e está morto, dá nem sinal de vida. Testes já realizados:

  • tensões primárias não estão presentes
  • led do power não acende
  • pino 1 do botão power com 0,5v
  • não tenho tensão na bios
  • Não apresenta curto na linha principal
  • PU 11 pinos:
    • 5 - 0,5 v
    • 7 - 0,1 v
    • 8 - 0 v    
  • PU 12 pinos:
    • 5 - 0 v
    • 7 - 0 v
    • 8 - 0 v
  • Só tenho a tensão +VAD q fica antes do PQ20

Meio q me perdi nessa placa, se alguém puder me dá uma ajuda agradeço.

Link da placa: http://www.andrecisp.com.br/index.php?/files/file/1583-placa-day11amb6e0-reve/

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual tensão no gate do PQ33 e gate do PQ20?

Qual a tensão no pinos 5, 6, 16, 20, do PU1?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Paulo.Mendes estão assim:

PQ33 - Gate 19V

PQ20 - Gate oscilando entre 0.3 a 0

PU1:

  • pino 5: oscilando entre 0.03  e 0.01
  • pino 6: 2,7 v
  • pino 16: 0,6 v
  • pino 20: 19v
0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pino 5 deveria está com 3V este ci pode está com defeito ou os resistores PR217 ou PR218 pode esta com defeito. Antes de troca verifica se o PQ38 está na placa pode ser ele o defeito. Esse PQ33 pode esta em curto dreno e gate veja verifica ele.

Comece pelo mais fácil verifica o PQ33, depois o PQ38, depois verifica a tensão na entrada do PR217 e já verifica se a resistência está correta de ambos 100K.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo, creio que seja o PU1 mesmo, pois tenho a tensão +VAD após o PQ33, o PQ38 tá todo OK. AS DUAS resistencias (217 e 218) estão mostrando 87K, no entanto fora da plca estão dando os 100k. Então só está sobrando o PU1 mesmo, mas não tenho ele em sucata. Tenho o BQ24737RGRR, será que é compatível? procurei o datasheet desse e não consegui.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ33 pode está com fuga dreno e gate. A tensão só está passado porque ele está polarizado diretamente veja a posição do diodo interno. Remove o PQ38 da placa e verifica a tensão de gate do PQ33 e PQ20.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo removi o PQ38 e a tensão no gate do PQ33 é 0v, o gate do PQ20 ainda oscilando entre 0.3 e 0 v. Acho que agora não tem outra saída a não ser trocar o PU1 né? Esse pino 4 do PU1 devia tá com 24v não era?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo sabe dizer se o BQ24738 é compatível com o BQ24738H? Procurei o datasheet desse com final H e não encontrei.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde pessoal, o CI chegou, troquei e ao trocar a placa passou a apresentar um curto na linha +VIN, desarma o carregador e na assimétrica dá consumo de 1 A logo em 2V. 

Visto que essa linha faz parte de muitas partes da placa, o jeito é ir testando componente a componente? Ou alguém tem alguma dica? Já testei tanta coisa q me perdi hehehehe. Mas vamos a algumas informações importantes.

Digo que o curto é na +VIN pq ao remover a PR211, para o lado esquerdo não apresenta curto, nem para parte que está conectada ao PQ39, no momento estou sem o PU1 na placa e removi o PQ36 e os PC12, PC243, PC242, PC241, EC14 e EC11 e o curto permanece na +VIN.

O PD10 está OK.

No PU11, já fiz testes nos capacitores e resistências que estão ligados a linha +VIN e no prórprio PU11.

Fiz outros testes, mas estava meio sem uma linha de pensamento então me perdi já. Peço ajuda aos amigos.

p1.thumb.png.179897dc4a7da5baeaddeba624c

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então ai já é um outro defeito antes não tinha curto na linha VIN né isso? Você precisa verifica os componentes que recebe esta tensão um a um até acha o componente com defeito. Procure capacitores e mosfet's nesta linha em último caso CI pmw.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Era essa resposta que eu não queria ler. Hauahuahuah. @Paulo.Mendes tem uns locais asso... +VIN.... +VIN_5V, onde os "...."  era pra ser uma bobina só q ela não existe, isso quer dizer que eh em +VIN_5V eh pra ser os 19V se +VIN for 19v?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

+VIN_5V é a mesma linha +VIN que seria a linha de alta 19V veja que entra +VIN na PL17 e sai com outra nomenclatura +VIN_5V pra indica que vai alimenta um ci que vai gera 5V que no caso seria o PU12. PU12 e PL17 não está presente na placa?

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo eu achei o componente que estava em curto era um capacitor, no entanto, ao trocar ele a placa continua desarmando, fui verificar e encontrei o PQ36 com defeito aí tb tirei o PQ37 e ele tb estava com defeito, aí olhei todos os mosfets FDMC8884 e todos estavam com defeitos. Vale a pena comprar tudo e trocar, ou acha que o curto foi grande demais e a chance de recuperação são menores? Ou o que estou pensando não tem nada a v?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode não compensa pra você esse reparo. Você pode fazer esse investimento e não resolver o problema.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0