Sign in to follow this  
Followers 0

PLACA FONTE TV PHILIPS

3 posts in this topic

Prezados professores, boa noite é com enorme prazer que inicio minhas dúvidas aqui no fórum, Nunca estudei eletrônica mas estou me esforçando ao máximo. Assisti todas as aulas realizei e acompanhei na minha bancada as aulas práticas mas no entanto na hora de realizar reparos as dúvidas e a insegurança pela falta de experiência são muito grandes.

Para acompanhar as aulas de fontes chaveadas e flaybec fiz o seguinte, anunciei em grupos de venda que estaria disposto a comprar televisores Led com defeito. Assim comprei duas Tv's uma CCE e uma Philips, a tv Philips possuía uma placa fonte já a CCE a fonte é externa. A TV Philips estava desmontada com a placa fonte solta, assim não fiz nenhuma tentativa para ligar a Tv, somente comecei a acompanhas as aulas do módulo 11 e 12, o que foi muito instrutivo, pois tinha em mãos uma placa e seu esquema elétrico para repetir os testes de bancada das aulas.

No entanto agora que terminei os módulo, estou fazendo uma análise de defeito na placa, mas não tenho certeza se estou acertando. Para isso preciso de ajuda.

Segue em anexo o esquema da placa.

Ná análise, encontrei um resistor que não tinha a resistência conforme o código de cores que deveria ser de 47 Ohm no multímetro acusava 1 Ohm, e com o teste de continuidade apresentava positivo, realizei a substituição do resistor R8601.

Os testes de tensão na saída da ponte retificadora.

Ná análise, encontrei um resistor que não tinha a resistência conforme o código de cores que deveria ser de 47 Ohm, No multímetro acusava 1 Ohm, e com o teste de continuidade apresentava positivo, realizei a substituição do resistor R8601.

Sou de Goiás e a tensão da rede aqui é de 220V, os teste de tensão na saída da ponte retificadora acusou 289V, no capacitor C9802 acusou também 289V, No primeiro pino (acho que é o Dreno) do MOSFET, acusou 288,5V.

Como o OSCILOSCÓPIO no pino1, apresentou quase 300V, no pino2, apresentou uma onda estranha atípica do funcionamento do transistor conforme aula prática do módulo 12, uma onda senoidal com pico a pico de aproximadamente 10V, no pino3, apresentou também uma forma de onda senoidal com pico a pico aproximadamente 6V.

Será que o defeito é no Mosfet? Quais testes adicionais posso fazer no circuito para sanar esta dúvida? Ou será que tenho que remover o transistor do circuito e testa-lo?

Obrigado e aguardo retorno.

Att. Fernando Severino

 

Philips+32PHG4900,+32PHG5000+Esquema.pdf

Mult MOSFET D.jpg

Mult Ponte Retificadora.jpg

Mut-Capacitor.jpg

OCILO Capacitor.jpg

OSCILO MOSFETE P1.jpg

OCILO-MOSFET P2.3.jpg

OCILO-MOSFET P31.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Fernando, estou analisando o esquema aqui. Qual a tensão na saída stand-by ? na saída 12V da fonte? Isso é importante para direcionarmos melhor a analise do defeito, sempre procure analisar da saída para a entrada. Pois assim podemos analisar se o primário está funcionando. Até o momento as medições estão ok, vou acompanhar seu tópico, assim podemos dar continuidade a sua analise de feito.  

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, professor. Então, as saídas 12V estão todas dando 12V. Segue imagem dos pinos que testei.

Aproveitando a oportunidade eu não sei como fazer para testar em modo "ON". Como eu faço para simular ?

 

Saida12V(1).jpg

Saida12V(2).jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0