Sign in to follow this  
Followers 0

Tensões da placa de notebook

6 posts in this topic

Boa noite a todos!!!

Como saber que a placa não está com problema nas tensões de 5V & 3V quando a placa somente apresenta essas tensões após o start  da placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tudo vai depender de analisar o esquema elétrico do equipamento em questão, pois arquitetura de funcionamento pode diferir entre placas.

Mas em placas que as tensões de 3v e 5v são "suspensas", ou seja, que só aparecem após a placa startar, temos que ver o PWM primário.

Ele estando alimentado, irá gerar internamente VREG3 e VREG5 que são reguladores de tensão internos ao PWM. No VREG3 é alimentado Bios e SuperIO.

Estando Bios e SuperIO alimentados e em perfeito estado, quando se aperta o botão power, toda a sequência de start é ativada, e as fontes internas vão "acordando", incusive as de 3v e 5v  e tudo estando ok o notebook funciona.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem alguma outra tensão, além das que vc mencionou, de stand by que devo analisar? Essa de VREG5 aparece em algum componente?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou usando como base um esquema de samsung, onde o PWM primário é o TPS51125 e que as tensões de 3v e 5v são suspensas. Vreg5 ela só é gerada no ci por enquanto

O que interessa para o start da placa é CI PWM alimentado, gerado Vreg3 que alimenta o SIO e Bios, para que ao ligar no botão o SIO "acordar" as demais fontes internas da placa

51125.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito simples!

Basta você  verificar  se as tensões  são  susp ou alwas. Com está  informação  é  simples  você  verificar  se tem algo  errado em alguma destas  linhas.

Ex.

Digamos  que as tensões  de 3 e 5V sejam  susp (presente após o start) basta você coloca a ponteira  do multimetro na PL (bobina) responsável e preciona  o power se apresenta a tensão  correspondente  a linha está  ok. Caso não  apresente tensão  aí você  precisa  analisar  as tensões que o ci  pwm precisa para iniciar  seu funcionamento. 

Ex.

Tensão  VIN ( tensão  de alimentação).

Tensão Vreg3 (tensão  do LDO de 3V interno do ci).

Tensão Vreg5 ( tensão do LDO de 5v  interno  do CI).

Tensão EN é EN0 ( Tensão  de Habilitação).

Faltando  alguma  destas  tensões  o ci não  irá funcionar  é consequentemente não  irá  gerar as tensões nas bobinas.

Só  lembrando  que estes tipos de assuntos é  pra ser discutidos na área  de eletrônica geral, qui é  pra debatemos assuntos relacionados  a defeitos  na placa.

Tópico  será movido pra área  correta.

 

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0