Sign in to follow this  
Followers 0

potenciometro ligaçao

5 posts in this topic

Professor bom dia nas ligaçoes de um potenciometro no circuito eu tenho sempre que ligar um ponto positivo da fonte e na outra extremidade tenho que fazer sempre um curto nos outro dois terminais  tipo o do centro com negativo da fonte  

porque isso .Qual sera o resultado caso eu nao faça a ligaçao desta maneira 

oque ocorre si eu deixar o cursor central sem ligaçao 

 eu sei sao muitas perguntas e que tenho estas duvidas 

 

 grato

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiro vamos entender o que é um potenciômetro

Um potenciômetro é um dispositivo relativamente simples. É uma resistência eléctrica ajustável manualmente, que utiliza três terminais. Pode ser usado para medir posição, direção, corrente , tensão etc.

potenciometro+2.jpg

O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajustada por intermédio de um curso, o qual esta em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O cursor ou contato móvel tem sua saída ligada ao  terminal cursor. O contato móvel do potenciômetro se desloca do valor zero ( resistência mínima ) ao valor máximo ( resistência máxima ).

Potenciomentro-funcionamento.jpg

Podemos notar que na imagem abaixo temos um potenciômetro aberto. O mesmo apresenta uma trilha circular de carvão depositado, chamada de pista, sobre o qual se move o contato móvel do cursor que é fixado ao eixo rotativo. Assim a resistência entre os seus dois terminais extremos ( terminais A e B ) é fixa em seu valor nominal (exemplo 10 KΩ). Já o valor da resistência entre um dos terminais da extremidade e o terminal  do cursor ( terminais A e W ou B e W ) dependera do posicionamento do cursor.

Capturar.JPG

arduino-iad-25-638.jpg?cb=1471382175

Sem a ligação do terminal variável (cursor), não haveria o desempenho da variação do potenciômetro.

Espero ter tirado sua dúvida

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entao eu entendi desta maneira si eu nao ligar um terminal da fonte no curso do meio o potenciometro ele deixara de varia a tensao tornando um resistor fixo  

 

ficando assim um terminal da fonte em um ponto e no outro eu faço um curto entre o cursor central e o outro ponto do mesmo no terminal da fonte

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O terminal cursor que fará a variação da tensão ai no caso da fonte. Ele precisará ser ligado 

Exatamente como mencionou acima

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0