Comunicação do PWM com os Mosfets

33 posts in this topic

Boa noite galera!!!

O PWM envia uma tensão  para o Gate do Mosfet de entrada e o Gate do Mosfet de saída envia uma tensão de resposta para PWM. É assim que funciona esse circuito? Desde já, agradeço a força de todos!!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cada circuito precisamos analisar o esquema elétrico para ver o contexto do funcionamento. Não tem um padrão estabelecido para todas as placas. O princípio de funcionamento pode alterar devido ao CI empregado na placa (pwm)

Vamos ver um exemplo abaixo de uma placa que usa o RT8206B

ckt pwm.png

Vamos a fonte de 5v por exemplo...

Existe o mosfet de alta e de baixa certo?

Este CI PWM da figura, ele envia um pulso de gate no mosfet de alta (marcado na linha verde),e outro pulso de gate no mosfet de baixa (marcado em vermelho), para que eles possam oscilar e gerar a tensão de 5v

Quando essa tensão é gerada, há 3 linhas de retorno ao PWM que "avisam ao CI" que a tensão está sendo gerada, filtrada e o CI PWM recebe esta informação e continua funcionando. (esses feedbacks, ou avisos de retorno, estão marcados em azul), dão ao CI a informação que ele precisa ou seja a amostragem da tensão de saída, para ele continuar a funcionar.

Caso haja algum problema na saída, como um capacitor de filtro alterado ou uma dessas linhas de retorno estiver rompida, o ci pode não funcionar, pois os "feedbacks" não estariam dando a informação que o CI precisa para continuar a atuar.

Por que digo que cada placa pode ter um funcionamento diferente? Porque os engenheiros que projetam as placas podem mudar alguma informação, pode ser usado outro CI PWM que tenha alguma diferença principalmente nas pinagens, mas a analogia será a mesma.

O princípio de funcionamento ocorre assim, mas podem ocorrer algumas diferenças e isso só vai ser possível analisando o esquema da placa em que estiver estudando.

Por isso que é de grande importância analisar o esquema elétrico da placa em que estiver trabalhando no reparo dela.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem dois pontos marcados com quadrado verde e vermelho. São circuitos de filtragem? Por que esses pontos são destacados com um circulo pontilhado? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

São itens do circuito de filtragem, bobina e capacitor de filtro. Devem estar marcados para mostrar que são itens do circuito de filtro.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso também pode ser usado como um guia de reparo. E indicativo de possíveis defeitos,ou seja e uma indicação de onde você deve verificar caso aja defeito no circuito.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite a todos!!!

Poderiam me explicar a função de cada pino. Pode ser de forma sucinta como o exemplo abaixo.

BYP -  feedbacks

OUT1 -  feedbacks

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

São retornos que precisam chegar até o CI PWM para ele continuar a funcionar, ou seja, esses retornos que chegam ao CI é uma amostragem da tensão de saída, que são indispensáveis ao PWM para que ele "entenda" que está tudo OK com a tensão de saída, e que ele pode dar continuidade ao seu funcionamento.

Problemas nos capacitores de filtro por exemplo, como alteração ou fuga, prejudicam a tensão de amostragem, e ai o CI entende que tem de parar seu funcionamento por deficiência na filtragem.

De forma sucinta seria isso

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu gostaria que vc me explicasse a função de cada pino do PWN. Como exemplo abaixo pra não de dar mais trabalho pode ser bem básico.

BYP -  feedbacks;

OUT1 -  feedbacks;

ILIM - ?

PGOOD1 - ?

Etc.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou te ser sincero, para quem é técnico reparador não adianta entender pino a pino de um CI, e sim saber como é o funcionamento dele no contexto da placa, até porque existem dezenas ou centenas de CIs PWM e imagine saber essa profundidade toda, só vai enrolar o meio de campo e não vai facilitar nas análises. 

Precisamos saber o contexto de funcionamento, ou seja quando pegamos um esquema para analisar devemos saber os pinos que devemos efetuar os testes, ou seja, alimentação, habiitação, reguladores internos (vregs), Vref, powergood, feedbacks.

Cada placa irá utilizar um tipo de pwm e precisamos saber o princípio de funcionamento. É bem parecido porque as fontes internas usam da mesma analogia de funcionamento.

O que queremos é que entenda o princípio de funcionamento, pois ficará mais fácil em suas análises de placa.

Cada CI PWM possui seu datasheet, onde terá as informações dele, geralmente quem se baseia em datasheet é projetista de placas, engenheiros desenvolvedores de circuitos, enfim, o que aconselho é que entenda o funcionamento dele no circuito para gerar as tensões de saída das fontes internas chaveadas

Afinal cada PWM é responsável por uma fonte interna, ou seja, as fontes internas de 3v e 5v, a do chipset 1.05v, a da memória 1,5v, e assim por diante

Vamos tomar como base o CI TPS 51125, bastante usado em placa mãe. Achei um vídeo bem interessante que vai complementar tudo o que tem sido dito

https://www.youtube.com/watch?v=2bZS8TTNc7Q

 

 

 

 

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, Daniel!!!

Baseado na arquitetura do exemplo acima, quais são os respectivos pinos:

Alimentação - 

Habilitação -  

Reguladores internos (vregs) -  

Vref -  

Powergood -  

Feedbacks - 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 04/12/2019 20:14:59, H2R disse:

Boa noite a todos!!!

Poderiam me explicar a função de cada pino. Pode ser de forma sucinta como o exemplo abaixo.

BYP -  feedbacks

OUT1 -  feedbacks

Para isso você deve estudar o datasheet do componente. Pra gente  que trabalha com reparos em placas é desnecessário saber exatamente a função de cada pino.

O que se deve saber é quais são os pinos principais para o correto funcionamento do ci.

Ex.

Pino de alimentação.

pinos  vregs de 3 e 5V

pino de EN EN0

Pinos de feedback

pinos de modulação pwm.

Não tem como  dizer a função de cada pino porque os circuitos integrados são distintos um do outro, portanto tem seu funcionamento diferente um do outro.

Por isso não tem como dizer exatamente a função de cada pino de um determinado ci, tudo depende do ci é de como o engenheiro projetou o circuito.

O que se deve saber e estudar é eletrônica para quando formos analisar o circuito sabermos o correto funcionamento do mesmo é de cada componente que compõe o circuito.  

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, H2R disse:

Ok, Daniel!!!

Baseado na arquitetura do exemplo acima, quais são os respectivos pinos:

Alimentação - 

Habilitação -  

Reguladores internos (vregs) -  

Vref -  

Powergood -  

Feedbacks - 

No caso do Tps51125 os pinos que você citou são.

16 alimentação

8 vreg 3

17 vreg 5

13 EN0 habilitação

3 pino Vref

23 powergood

pinos 2 e 5 pinos de fadback.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, Obrigadão!!!

Faz uma breve explicação , por favor, sobre os pinos  13 - EN0 - Habilitação, 3 - Vref, 23 - Powergood. Qual a função, qual A tensão, aproximadamente, que cada um tem que ter, Etc. Qual seria o pino de modulação do PWN, que vc mencionou? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os Pinos 8 - Vreg 3,  17 - Vreg 5 são as tensões de 3 e 5v, Correto?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pino 8 vreg3 (regulador interno 3v) - tensão de 3v que alimenta Bios e SuperIO

Pino 17 vreg5 (regulador interno 5v) - tensão de 5v que pode alimentar alguma outra fonte interna que necessite de baixa potencia

Pino 13 EN0 (habilitação) 3v geralmente vem do SuperIO ou de algum outro circuito, isso vai depender do projeto da placa a ser analisada 

Pino 3 Vref (tensão de referencia) geralmente 2v gerado internamente no CI PWM

Pino 23 powergood (tensão gerada internamente no ci) indica que está tudo OK com o ci PWM, geralmente powergood vai para o SuperIO ou outro circuito, que pode depender do projeto da placa analisada

Os pinos de pwm são os que vão para os gates dos mosfets de alta e de baixa. A pinagem vai variar conforme o CI analisado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, Obrigadão!!!

Eu sei que esse não é o tema do tópico mas achei desnecessário abrir outro tópico para a dúvida. Quando eu tenho dois resistores em série, na saída, terei a metade da tensão de entrada, correto? E quando eu tenho dois resistores em paralelo. Qual vai ser a tensão de saída? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os resistores farão cair a corrente do circuito, estando em série ou em paralelo.

No caso de um divisor resistivo em série ligado ao terra vai depender do valor dos resistores. Se os valores forem iguais dos resistores a tensão vai a metade no ponto entre os dois resistores. Se forem diferentes os valores dos resistores ai tem que usar a fórmula para calcular um divisor resistivo

Deixo m link de um site que ensina a calcular o divisor resistivo informando tensão de entrada e valor dos resistores

https://www.arduinoecia.com.br/calculador-divisor-de-tensao-function/

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nesse caso se eu tiver uma tensão de 19v de entrada eu terei 9.5 de saída?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só mais uma coisa...

Como que funciona esse circuito destacado?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

a foto está muito pequena não dá pra ver nada

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nesse caso se eu tiver uma tensão de 19v de entrada eu terei 9.5 de saída?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.