Sign in to follow this  
Followers 0

Capacitor em série

3 posts in this topic

Professores,se um capacitor estiver em série num linha positiva,ele tem q conduzir dos dois lados,ou seja mostrar um valor no multimetro?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sempre se deve analisar o contexto do circuito, geralmente sim, respondendo sua pergunta.

Para ficar melhor o entendimento é interessante que entenda a associação em série e paralelo de capacitores 

Vamos analisar neste artigo as associações de capacitores em série e em paralelo.

Associação em Paralelo de Capacitores

Quando os capacitores são associados em paralelo, somamos suas capacitâncias, da mesma forma que fazemos com resistores associados em série. Deste modo:

Ctot = C1 + C2 + … + Cn

Podemos pensar num arranjo de capacitores em paralelo como se fossem um único capacitor com capacitância maior. Porém, a maior tensão que pode ser aplicada a um arranjo de capacitores em paralelo com segurança é limitada pela tensão do capacitor com menos valor de tensão suportada.

Veja um exemplo a seguir de capacitores associados em paralelo:

capacitores-paralelo.png

Neste exemplo temos que Ctot = C0 + C1 + C2 = 10μF +10μF + 22μF = 42μF.

 

Associação em Série de Capacitores

Quando conectamos dois ou mais capacitores em série, a capacitância total obtida será sempre menor do que o valor do menor capacitor do conjunto. Usamos uma fórmula para calcular a capacitância equivalente em série que é similar à fórmula da resistência em paralelo:Associação de Capacitores em série - fórmulaGeralmente conectamos capacitores em série em um circuito para que o conjunto possa suportar uma tensão elétrica maior do que as tensões individuais nos capacitores, pois a tensão elétrica será diferente em cada capacitor. Veja um exemplo de associação em série de capacitores:

capacitores-s%C3%A9rie.png

Neste exemplo temos que 1/Ctot = 1/C0 + 1/C1 + 1/C2, ou seja:

1/Ctot = 1/10 + 1/10 + 1/22 = 4,07μF.

Já as tensões em cada capacitor podem ser calculadas individualmente com a fórmula (Ctot / Cn) * Vin. Por exemplo, a tensão sobre os terminais de C1 será de (4,07 / 10) * 12 = 4,884V. Lembre-se de que a tensão em um dado capacitor não deve nunca exceder seu valor nominal de tensão, pois isso acarretará a destruição do componente.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa dúvida surgiu pq eu vi no esquema elétrico o capacitor em série com o circuito integrado...e fazendo análise na placa ele conduziu da linha do b+ e a parte negativa tambm q estava ligada ao ci...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0