Sign in to follow this  
Followers 0

Dúvida no R5 da análise de defeito 3, módulo 8.4

5 posts in this topic

Boa noite, na análise de defeito 3 do módulo 8 aula 4. A conclusão do defeito foi:

Fuga entre coletor e base de Q1, ou fuga entre coletor e emissor de Q1.

Porem, se na base de Q2 eu tenho 12v e no coletor de Q3 eu tenho 2.2v, então R5 que é de 1K ficará com uma queda de tensão de 9.8v.

Esse resistor (R5) também não está alterado? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Epitacio,

consegue postar uma foto do circuito do defeito aqui para que eu possa reanalizar? assim já fica documentado para futuras consultas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá a todos,Professores e alunos,creio que a dúvida dele seja nesse ponto,segue print.






 

aula.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Lucas, vamos la:

Q1 é polarizado por Q2 para que se tenha ganho de corrente na saída do circuito. Neste caso sempre devemos analisar as tensões no transistor driver, ou seja quele responsável por gerar polarização para o transistor regulador Q1. No transitor Q2 temos 15V em seu coletor, 12V na base e 14,4V no emissor, para que o transistor Q2 esteja conduzindo a tensão em sua base precisa ser 0.6V maior que a tensão de emissor (NPN). Como a tensão de emissor é de 14.4V podemos afirmar que não existe circulação de corrente base/emissor em Q2, pois sabemos que a corrente circula de uma tensão maior para uma tensão mais baixa e nunca ao contrário, em resumo para que existe circulação de corrente é necessário que exista diferênça de potência. Por tanto não deveria ter corrente circulante entre coletor/emissor de Q1, pois este não está sendo polarizado corretamente e mesmo assim possui sim corrente circulante e queda tensão na saída da fonte, logo a única explicação seria uma fuga entre coletor e emissor no transistor Q1.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0