Sign in to follow this  
Followers 0

Tensão nos diodos

4 posts in this topic

O professor Ademilson ensinou nas aulas que a queda de tensão dos diodos era algo em torno de 0.6, 0.7 e outros valores, mas sempre na casa de menos de 1v. Mas sempre que tiro medida em televisores tenho encontrado tensões sobre eles de 20, 80, 120v. inumeras tensões. Raramente acho algum dentro do que foi ensinado. Alguem sabe me dizer o porquê?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

📌 O que é um Diodo?

De uma forma bem clara e tranquila, o diodo é um componente eletrônico que tem o poder de permitir a passagem da corrente elétrica (ou seja, o maravilhoso fluxo dos elétrons) somente em um sentido.

 

Pensa assim, imagine que o diodo é uma torneira, a qual só deixa a água fluir em um sentido (uma torneira normal né ), sendo assim, o diodo faz a mesma coisa com a corrente elétrica. Tranquilo né?

 

📌 Mas como ele é fisicamente?

Bom, o diodo é um componente com 2 terminais, onde o próprio símbolo esquemático indica qual é a polaridade

 

📍 Como assim? 😨

Vamos lá, se você observar o símbolo do diodo na imagem abaixo 👇 (1° desenho), será possível visualizar um triângulo que forma uma pequena seta, ok?

b1dd11_09def4dc20f644c685a55489f9223277~

Essa “seta”, portanto, está indicando em que sentido a corrente elétrica é permitida. Perceba então que nos diodos, a corrente flui do ânodo (A) para o catodo (K), assim como mostra a imagem acima 👆:

 

📌 Qual então a sua função no circuito? 🤔

Isso é uma questão muito importante então vamos tratar com bastante cuidado, ok?. Já começo lhe afirmando que o diodo tem diversas aplicações e uma delas é de atuar como um retificador, ou seja, ele converte tensão alternada (127V ou 220V) em tensão contínua (tensão que utilizamos nos circuitos).

 

Contudo, temos alguns porém, um deles é que o diodo não é uma válvula de eletricidade perfeita, isso porque ele gasta um pouco de energia para trabalhar (assim como né seres humanos 👱 precisamentos também correto?).

 

Mas também, quando a corrente flui através do diodo, alguma potência sempre é dissipada em forma de calor. Isto é percebido através de uma queda de tensão de aproximadamente 0.7V.

 

Portanto, quanto maior for a corrente, maior será o aquecimento no diodo. Então, sabemos que a queda de tensão pode variar de acordo com:

  • A corrente;

  • A temperatura;

  • Tipo de diodo (o seu material).

 

📌 Ué mas porque 0.7V? 🤔 Porque não pode ser 2V por exemplo? 👀

Bom… isso causa muita confusão devido a má interpretações, mas vou te explicar bem rapidão. A real verdade é que a queda de tensão que ocorre no diodo é proporcional à corrente que o atravessa no momento em que se mede a tensão.

 

Por exemplo, para diodos de silício (são os mais usados), há quem diga que é 0.6V, quem diga que é também 0.7V, mas isto meu caro, é apenas o valor aproximado em que a queda de tensão “desgruda” significativamente do zero e começa a crescer exponencialmente.

 

Observe a imagem abaixo 👇 (retirada de um blog muito legal chamado tróniquices) e entenda

 
b1dd11_58932fe67be6429d923408d76166b2e1~

Percebeu? é por volta destes valores que a corrente sobe a 1mA e tem um disparo loucamente a partir daí.

 

Mas na prática este valor não é o crítico, e tomadas as devidas tolerâncias sempre com um datasheet do componente em mãos, tanto faz ser 0.6V como 0.7V, desde que a corrente seja pequena… mas agora, o “pequena” aqui, isso vai depender do díodo.

 

📍 Mas porque então se define esses valores? 🤷

Porque tudo se tornou um padrão entende? Pois na maioria dos circuitos, utilizam diodos de silício e “padronizando” dessa forma, possibilitou realizar as contas (que não são poucas 😅) a respeito desse componente, maravilha?

 

📌 Como ficaria um circuito com diodo?

Bom, já sabemos que o diodo precisa de sua energia de 0.7V para trabalhar na maior harmonia correto? Então, se você colocar 5V entre o anodo e catodo de um diodo, haverá corrente passando no diodo.

 

Dessa forma, a tensão no diodo será de 0.7V, sobrando assim, 4.3V para o restante do circuito, simples assim, apenas uma conta de subtração. Observe a imagem abaixo 👇

 
b1dd11_b48d7b9c90d74e6484141fafd9c19130~

 

📌 Vish, então como faço para escolher um diodo? 😰

Para isso precisamos nos atentar a alguns detalhes, um deles é a potência máxima que o diodo em questão suporta, isso porque, como já foi dito, o diodo dissipa um pouco de calor, sendo assim precisamos saber a potência suportada por ele, para não queimarmos ele 😆

 

Bom, e para calcular a potência de um diodo, basta multiplicar a queda de tensão no diodo pela corrente que está passando por ele.

 

Não entendeu muito bem? 😨 Tudo bem, vamos a um exemplo!

 

Imagine que uma corrente de 500mA esteja passando por um diodo de silício. Dessa forma, a queda de tensão típica neste diodo é de 0.7V, como já vimos ok?

 

Logo a potência dissipada será 0,5A multiplicado por 0,7V, totalizando 0.35W ou 350 mW, agora entendeu? Caso esteja ainda com dificuldades não deixa de mandar msg ok?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como tem feito essas medições? Sobre o componente com as duas pontas ou com a ponta negativa ligada à referência (gnd)?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Geralmente faço a medição com a ponteira no ground. Então vejo quanto está passando. Aí para confirmar a queda de tensão sobre o diodo faço a medição sobre ele com as duas ponteiras sobre o diodo. 

Não sei se tem alguma coisa a ver, quando vou medir um diodo que tem a tensão alternada vindo do transformador, levando em consideração que o multímetro não deve pegar a tensão que sai do secundário do transformador né? Será que é isso que fica me dando tensões altas sobre eles?

Tenho tido problemas com as medições dos diodos, abri uma oficina recentemente e sempre encontro problemas para medir os diodos. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0