Sign in to follow this  
Followers 0

Duvidas sobre fontes simétricas

3 posts in this topic

Citar
Citar

 

 

Ola preciso saber mais sobre as fontes simétricas já que nesse curso não foi abordado !!!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que é uma fonte simétrica?

A fonte simétrica é muito utilizada  quando se necessita de tensões positivas e negativas como na alimentação de circuitos com amplificadores operacionais, amplificadores de áudio de potência, comparadores de tensão e conversores Analógicos/Digitais, etc..

O-que-e-uma-fonte-sim%C3%A9trica.jpg

Fonte simétrica usando pilhas de 9 Volts

Acima um exemplo de fonte simétrica usando baterias 9 Volts, veja que podemos ter neste caso uma fonte de + 18 Volts assimétrica ou + 9Volts / – 9Volts simétrica.

 

fonte-5v-simetrica.jpg

Acima um exemplo de fonte simétrica de 5 Volts usando os circuitos integrados da linha 78xx e 79xx. Veja que essa fonte é alimentada por uma bateria de 12 Volts, mas pode ser alimentada por transformador com ponte retificadora sem problema algum. Pode-se usar fontes transistorizadas para maiores correntes, só que sempre respeitando as polaridades.

 

A tensão de alimentação sempre tem que ser mais que o dobro da tensão simétrica, exemplo, para uma tensão de simétrica de 5 Volts a fonte tem que ter 10 Volts, para uma fonte simétrica de 12 Volts a fonte tem que ter 24 Volts e assim por diante.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0