Sign in to follow this  
Followers 0

Lenovo Ideapad 320 NM-B45 EG521 EG522 EZ511 EG721 NM-B452 Rev 1.0. Não Carrega

10 posts in this topic

Estou com um Lenovo Ideapad 320 Placa mãe NM-B45 EG521 EG522 EZ511 EG721 NM-B452 Rev 1.0 que não carrega. Cliente me informou que estava utilizando ele conectado ao carregador e ouviu um barulho como de estalo e um cheiro de queimado, e quando percebeu o carregador estava em curto. Inclusive o carregador tostou por dentro. O cliente entrou em contato cmg para adquirir um carregador e disse que ainda conseguiu utilizar o notebook por um tempo. Mas ai quando foi carregar o notebook n carregou.

Conectei a fonte de bancada e ví que realmente n estava pegando carga. Não havia consumo de corrente, então abri e medi no conector e estava chegando a tenção de 20V. Analisando a região do conector vi que a tenção estava presente no PF101 e PL101 e até chegava no lado esquerdo do PQ311 mas no outro lado n. E percebi que o ci vizinho o PQ312 estava meio chamuscado. Sò que n encontro esquema elétrico dessa placa. 

 

Sat Feb 29 20-25-25.jpg

Fri Feb 28 19-11-13.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

OBS: não há curto com o GND de nenhum desses componentes que citei.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ela não está ligando pq a bateria descarregou. Segundo o cliente ele conseguiu usar ele na bateria mesmo depois do carregador ter tostado. 

19b65913-dfc0-4145-9964-6e347363b080.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho difícil essa placa liga com esse PQ312 torrado. Já tendou liga ela com a fonte?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Psé. Na fonte ligado direto não ligou, pq n ta passando a corrente para o restante da placa. Só que o cliente disse que conseguiu usar pq a bateria tava 80% e ai quando descarregou total ai n conseguiu mais carregar. Irei ver a substituição dele e tar postando aqui o resultado. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Analisando melhor aqui isso em cima do PQ312 era uma parte do plastico que tem entre a placa e a carcaça e ele tava bem duro. Ai eu tava vendo aqui que a tensão chega ao Dreno PQ311 mas não é conduzida para o Source dele e ai n passa para o restante. Analisei o pino 4 que é o gate e não ta chegando tensão nele. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seguindo o esquema elétrico eu vi que a tensão do pino 4 vem do PU301. Verifiquei o pino 28 que é quem recebe a tensão VIn e BATT+ e ele ta recebendo a tensão de 20v. Ja o pino 3 que está ligado ao pino 4 do PQ311 n tem tensão alguma

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você  trocou  o PQ312? Me passa a tensão em dreno, source e gate dele?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não fiz a substituição pois quando ia retira-lo vi que ele n estava torrado. Aquilo era plastico que estava colado em cima del e estava endurecido. Também vi que não tenho esse componente em minhas sucatas. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0