Sign in to follow this  
Followers 0

Capacitores smd em curto em Placa Principal - Mãe

4 posts in this topic

Olá, eu tenho encontrado em algumas placas principais de televisores ou em placas mãe de notebook muitos capacitores smd em curto. Geralmente eles estão na mesma linha e possuem a mesma medida de resistência. Eu geralmente vejo 3 opções, remover um por um até encontrar o culpado, olhar se tem algum com aquecimento, ou aplicar tensão na linha pra ver se apresenta aquecimento. Mas em algumas das vezes nenhuma dessas opções me levaram a encontrar o culpado daquele curto. Alguém sabe me dizer se existe uma forma melhor de encontrar este tipo de curto? Eu sou novo na profissão, não tenho muita prática. Geralmente faço a substituição da placa principal dos televisores por não encontrar o defeito e logicamente que sai bem mais caro para o cliente né. Desde já agradeço! 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Capacitores com fuga são vilões em várias placas eletrônicas, porém, nem sempre é tão fácil achar o culpado. Temos que entender a linha em curto olhando o esquema elétrico, para saber quem está nessa linha além dos capacitores, pois um componente em fuga pode "mascarar" a linha toda, aí ficamos vendo vários capacitores em fuga na placa, mas pode não ser capacitor e sim algum componente na linha drenando para terra.

Uma boa estratégia é a análise visual dos componentes, como capacitores que estão com a sua coloração estranha, corpo trincado, ou com um pouco de oxidação, enfim, a inspeção visual é importante, não só em capacitores cerâmicos, mas em diodos CIs, mosfets, transistores bipolares, etc

Estando com o esquema, e vendo qual linha está em fuga, ver qual a alimentação dessa linha e com a fonte de bancada iniciar de injetar tensão com uma tensão pequena e ir observando a corrente da fonte de bancada. Se há corrente na fonte de bancada, é porque algum componente está dissipando calor, e ele pode estar em qualquer lugar da placa que pertença aquela linha em curto.

Isto é trabalho de paciência, análise visual, ver esquema, injetar tensão, etc.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pela resposta Daniel. 

Sim, eu geralmente sigo bem isso que você descreveu, mas o problema é que quase não encontro esquemas de placas principais de televisores, geralmente se encontra mais é de placa fonte. Mas como você mesmo disse é bem complicado encontrar o culpado. Ainda mais sem esquema, aí sim é bem difícil. Mas uma coisa que gostaria de saber se caso eu venha adquirir um osciloscópio ficaria mais fácil encontrar o culpado? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não creio que o osciloscópio faça este milagre...rsss... pode ajudar a analisar uma linha, mas sem o esquema elétrico, vai acabar ficando em hipóteses

O ideal quando não se tem o esquema é analisar visualmente, pois capacitores cerâmicos por exemplo quando estão ruins, eles mudam a coloração ou ficam trincados, seria bom um microscópio para visualização

O osciloscópio te ajuda quando você tem o esquema, sabe as tensões que um determinado ponto precisa ter, ou para analisar uma forma de onda, um cristal, um pwm, enfim, tem suas utilidades, mas é necessário saber operar ele muito bem

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0