Sign in to follow this  
Followers 0

Placa mae G41M-S01

18 posts in this topic

Boa tarde

estou com uma placa mae MSI G41M-S01 nos mosfet de alta esta dando 11.80 v e nos de baixa esta com 0.016 

os capacitores estao bom nao tem nenhum estufado e os de estado solido visualmente estao bom, a placa liga o cooler mas nao inicia nada , estou anexando uma imagem se alguem poder ajudar 

 

CM200407-141726003.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ter algum mosfet de baixa com problemas ou o pwm que não está gerando gate para os mosfets saturarem corretamente ok

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite Daniel 

o pwm é UP6206ak mas nao encontrei o esquema dele e no esquema da placa mae nao tem muita informação do pwm já fiz as medições no pwm tambem mas ate que tem as voltagem 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o fato dele ter alimentação não quer dizer que ele esteja gerando pulso de gate para chavear os mosfets, porém, se acha que o pwm possa estar "bom", teste todos os mosfets do vcore, pode ter algum ruim impedindo do pwm mandar o pulso de gate

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia.

estou ainda testando a placa mãe e agora comecei a testar os capacitores no multimetro digital tem capacitores que esta bipando dos dois lados, e isso sao uns 3 capacitores assim, todos os capacitores sao de 100uf 16v, mas tem um capacitor que colocando no multimetro em 20k ai da zero ou 0.01, será que so esse capacitor daria problema em todos os outros ?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom é testar o capacitor fora da placa para não sofrer nenhuma interferência de teste por ele estar no circuito ok

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia Daniel

ainda estou na mesma placa mãe e sem solução, mas agora notei uma coisa esta sem a tensão de 12v e o led reset da placa de diagnostico fica acesso, notei tambem que na bobina tem os 11.6v e no mosfet como mostrado na imagem tem 10.05 e nada no dreno e nos outros capacitores nao tem tensão, será que poderia me dar uma ajuda ?

CM200416-105228001.jpg

CM200416-105240002.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite Daniel

sim já regravei a bios 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

professor Daniel

 

testei o super i/o e no pino de reset nao encontrei tensão é normal ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem o esquema da placa não dá para afirmar, porém, pelo código de sua pc analyzer ai pode ser bios, falha de SuperIO, enfim até chipset pode ser

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Falhas de reset pode ser problemas de SuperIO ou de chipset também.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia professor e como posso testar esses dois componentes sendo que so tenho multimetro ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Chipset não tem como testar, o que dá para fazer nele é um reflow (esquentar de leve ele), mas pode ocorrer o risco dele "morrer de vez". O superIO pode primeiramente tentar ressoldar ele com cuidado, antes limpar bem ele e depois ressoldar, e na desconfiança dele seria interessante trocar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite professor.

tenho a estação de ar vou remover o super i/o e limpar a soldas dele na placa e limpar ele tb, pode ser com alcool isopropilico ne ? assim que fizer isso posto aqui o resultado

muito obrigado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim para limpar é com álcoo lisopropílico, faça tudo isso com cuidado, pois é um procedimento bem delicado. Utilize fluxo para ajudar na ressolda do superIO, e use solda de boa qualidade

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia professor Daniel 

realizei o procedimento com todos os cuidados recomendados bom o problema persiste, entao deve ser o chipset entrei em contato com o proprietario da placa ele prefere comprar uma usada, entao estou fechando esse topico, mas irei abrir outro por causa de outra placa que esta com um problema parecido, desde já muito obrigado pela ajuda

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0