Sign in to follow this  
Followers 0

Gigabyte GA-P61-USB3-B3 slot de memória 2 não funciona

11 posts in this topic

Olá!

Tenho uma placa mãe da Gigabyte, modelo GA-P61-USB3-B3 que o slot 2 não funciona adequadamente. BIOS atualizada até última versão, mas raramente ela liga com memória no slot 2, tanto somente a memória nesse slot como também nesse slot (usando nos dois).

Alguém teve esse problema, ou tem o esquema dessa placa também?

Já foi conferido a pinagem do processador, e está 100%, sem pino torto.

Talvez seja algum ruído de capacitor, mas são todos de estado sólido, então tenho receio em mexer para trocar.

Se quiserem fotos da etapa de alimentação da memória, posto aqui.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esquema para esta placa no momento não se acha (ainda)

Pode ser algo relacionado a capacitor mas antes, limpa bem com uma escova as soldas dos slots de memória, pode ter trilha rompida  nesse setor.

Checa alimentação (os mosfets dessa linha)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A alimentação de 1,5V costuma ser uma apenas para os dois slots, né? E existe algum setor onde se separa um slot do outro, exceto o próprio soquete 1155 (pois parece que o processador tem várias trilhas diretas para os slots de memórias, né?)? O problema pode estar ali, se não tiver trilha rompida.

E tem algum mosfet para cada canal (ou slot de memória) para apresentar problema? Eu sei que transistor naquela região tem mais de 10. É assustador...

 

A placa está com cliente. Ele ficou de trazer, embora tenha pleno acesso a ele para consulta.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alimentação para memória costuma ser uma só, mas ainda tem a linha de comunicação com o processador, que pode ter alguma trilha rompida no caminho ou até solda fria no socket do processador

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Conector da memória pode ter alguma frouxidão também? Existe algum diagrama desse sistema da memória para o processador LGA 1155?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não se acha diagrama elétrico para esta placa, mas é raro dar problemas de trilha no caminho do processador, geralmente é mais problema no circuito de alimentação pode ser capacitor, mosfet, enfim, passar um pente fino nesse circuito, e verificar as trilhas embaixo do slot de memória se escovar ali embaixo para limpar e alguma trilha se soltar, basta refazer. Outro problema que pode acontecer é solda fria no soquete do processador.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Show! Então costuma ser "galho fraco"...

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse deve ser o setor onde alguma peça está com problema. Se conseguisse comprar capacitores de estado sólido pra substituir...

E pra medir em "baixo nível" de equipamentos (multímetro apenas), só dá pra medir os capacitores, né? E olhe lá...

WhatsApp Image 2020-05-05 at 21.21.24.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se você tem a tensão referente a alimentação das memórias nos mosfets, podemos concluir que os mosfets estejam bons. Pode ter alguma deficiência em algum capacitor? Até pode, por isso que na dúvida é bom trocar porque setores de alimentação costumam "trabalhar bastante", e capacitores precisam manter a tensão estável e filtrada. O multímetro comum você vai ver só a carga e descarga do capacitor, mas existem parâmetros como capacitância e ESR, onde a capacitância é aferida com um capacímetro e a ESR com um medidor de ESR.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é... Se fosse PWM, seriam os dois canais com problemas, né? Mas como é apenas um deles, acho que o único componente que trabalha por canal seria o capacitor, né?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda acho que o problema aí possa ser capacitor ou trilha quebrada

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0