Sign in to follow this  
Followers 0

GA-H61M-DS2 com IT8728F sem 3V no VBAT

12 posts in this topic

Olá!

Tenho uma placa mãe da Gigabyte, modelo GA-H61M-DS2, e parece que o RESET do sistema não ocorre. Não tenho como fazer o teste de RESET, pois não tem slot PCI (o antigo, do pino 15), e parece que a placa não tem led desse RESET.

Bom, começou me intrigando que o pino VBAT do Super I/O 8728 não apresentava os 3V. Vi o diagrama da placa mãe (obrigado, pois baixei aqui), e procurei o tal D2, que fica lá embaixo, e não próximo da bateria, mas achei. Com a placa completamente desligada, vi que os 3V da bateria nunca chegavam no pino VBAT do CI, mas com teste de continuidade, verifiquei que saindo do diodo (D2), não tem trilha rompida, assim chegando no referido pino do Super I/O teoricamente, pois creio que o IT 8728 está aterrando ele (supostamente com problema)

Está certo meu raciocínio, ou realmente não se encontra os 3V no pino VBAT?

E outra pergunta: Esse CI (IT8728F), serve qualquer outro modelo IT8728F, mesmo que no final seja letras diferentes?

Parece que é bem comum esse CI queimar nas placas LGA1155, né?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, em placas 1155 pode ocorrer problemas tanto com o super IO como no PCH . Este SuperIO pode estar com algum problema interno

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem ainda, coforme o diagrama, um capacitor (BC31), que se tiver em curto, pode aterrar os 3V.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora, quanto à substituição desse IT8728, existe algum equivalente imediato? Ou ainda existe algum IT8728F com mais letras após e que não funcione?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma outra pergunta: Esse Super I/O pode afetar as alimentações restantes da placa, como, por exemplo, a de memória DDR3 (bem abaixo dos 1,5V)?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alimentação da memória se dá pelo conjunto de mosfets e capacitor de filtragem. Geralmente o que mais dá alteração é capacitor de filtragem esgotado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser eletrolítico, ou smd. Neste caso é mais eletrolítico, pois os smd entrariam em fuga e mataria a tensão na linha

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou sem o speaker ainda. Nesse caso a placa acusa como falta de memória, depende da placa, ou não acusa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

tem placas que possuem o speaker já soldado nelas, aí se for valta de memória por exemplo ele vai apitar . Se não tiver speaker integrado a placa e ela tiver local para colocar um aí será preciso colocar para ver se bipa, e assim interpretar os bipes segundo o manual da placa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O curioso dessa placa é que, quando ela não quer ligar, girando o cooler (na maioria das vezes ela gira e para), eu faço o reset na BIOS (faço o jumper) e ela liga na hora, mesmo que às vezes desligue com maior tempo do que no começo.

Parece muito que é o Super I/O, ou estou enganado?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser SuperIO ou chipset com solda fria

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0