Notebook Acer - placa Q5WVH LA-7912P 1.0.0

37 posts in this topic

Notebook Acer - placa Q5WVH LA-7912P 1.0.0.

Liga o led azul e desliga, depois de alguns segundos liga/desliga o led, e só fica assim, vou enviar 2 fotos, antes e depois da limpeza, e foi o máximo que consegui limpar com alcool isop.

Tentei conferir tensões e acompanhar com esquema, mas não consegui porque os pequenos não mostram sirigrafia na placa, acredito que o problema esteja nessa área porque não chega tensão nessa bios próxima.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda não regravei bios, esperando voce ver a imagem que achei que tinha postado e responder pra ver sua opinião.

Vai as imagem.

 

1.jpeg

2.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou aguardando opinião se será que por isso acende e apaga o led e não liga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troque o PQ7 ele certamente esta com defeito ele precisa satura para o PQ6 satura a tensão de +VSBP é esta tensão que ira chavear as outras fonte de tensão da placa.

PQ7.png

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Toquei e continua mesma coisa.

Você consegui ser mais especifico na tensão que preciso ter no G-S-D do PQ6-PQ7 ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A tensão de gate do PQ7 5V aproximadamente. A tensão de +VSBP deve ser 19V quando você preciona o power. Verifica se o PQ7 está saturado quando você preciona o power?. Dreno dele antes do start deve esta com tensão de aproximadamente  19V +B. Quanto você  preciona o power esta tensão vai cair pra 0V.

Após verifica o PQ7 verifica se o PQ6 está  satura a tensão B+ de dreno pra source.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paulo estou retirando as peças de uma placa LA-6901P, falo as peças porque acabou soltando um diodo e repus, acho que nao foi colocado virado por ser dois lados jogando pro centro, mas certeza não tenho, e agora ao descobrir um resistor com a trilha rompida, e como não pegava solda, soltou ele e outro resistor perto do gate do PQ7, ou seja, não tem nenhum jamper pra teste e depois vou recolocando esses de volta mas já testado a placa?

Perdoe minha falta de experiência, estou estudando e praticando muito pra dar menos trabalho.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mande uma imagem do setor deste resisto? Faça o teste veja a tensão que chega no gate do PQ6 no momento que você pressionar o power? Depois veja se a tensão B+ esta passando pro dreno do PQ6 teste simples ai.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa placa com led aceso ou apagado era sempre esse tensão baixo no pq6, depois que tirei a bateria da placa mae, mudou. Como ela fica reiniciando a tensão fica mudando, as tensoes da bios por exemplo tambem fica aparecendo e sumindo os 3v.

Essa mudança aconteceu agora a tarde quando tirando as medidas pra te passar.

1 (2).jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ7 não esta recebendo tensão em gate. Mais as medidas no PQ6 esta incorreta. Nele é pra esta com tensão alta de 19V source e gate antes de você pressionar o powre. so vai apresenta tensão em dreno quando PQ7 esta chavear. Você precisa acha uma resistor pra coloca no local. veja se algum dos contatos dele da continuidade com algum terminal do PQ7.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Recoloquei os componentes e mudou algumas medidas mas ainda umas tensões faltando, e na sua ultima postagem seus pedidos alguns meio cunfuso ,se ficou algo sem responder me fale.

As medidas do PQ6 estão doidas mesmo, refis todos e resultados os mesmos.

Pior que nada na placa esquenta, medidas bobina 3v e 5v, e 3v de bios tudo ok quando led acende e gira o cooler, e depois morre tudo e reinicia e assim vai até eu desconectar a energia.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O defeito esta ai no circuito do PQ7 e PQ6. Essa tensão de +VSBP é quem vai fazer os mosfet's de transferência  U21 e U22 chavearem.

U21 U22.png

Sem essa tensão não vai chavear. Veja qual tensão está chegado no gate deles quando você no momento que você acionar o botão ´power.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou trocar novamente o PQ7 e pensei também se o defeito não pode ser no PQ6. Caso trocar o PQ7 e não adiantar convém trocar o PQ6?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Troquei o PQ7 não mudou nada, troquei PQ6 e o dreno dele ficu 0v. o PQ7 continuou dreno 0v.

Tirei o resistor do lado do dreno do PQ7 continuou 0v, mas o PQ6 deu 19v nos 3 pinos.

Troquei o resistor e de tanto mexer as trilha dele saiu, liguei no dreno do PQ7 e no diodo proximo, unica coisa que tenho diferente de antes é o PQ6 manteve os 19v.

O U22: dreno 5v, gates antes 5v e agora ta dando 19v, source 5v..

U21: dreno 3v, gate 18,5, source 3v.

OBS: as tensões de source e gate só aparece depois do start quando led fica aceso, igual as do bios. e como já falei fica apagando e acendendo, então quando apaga essas zera todas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A tensão de dreno do PQ7 deve ser 0v mesmo quando você de o start qual tensão de gete dele? Em qual diodo voc~e ligou  o dreno do PQ7? não pode fazer essa ligação veja qua ai tem um divisor de tensão.

Vou explicar mais uma vez como deve funcionar este circuito.

Tensão em PQ7 antes de você pressionar o power.

Dreno = 19V

Gate = 0V

Source 0V (gnd).

Quando você De o start deve fica assim.

Gate = 5V ou 3V

Dreno = 0V

Source= 0V (gnd)

Tensão no PQ6 antes de você pressionar o power.

Dreno = 19V

Gate = 19V

Source = 0V

Quando você de o start fica assim.

Dreno = 19V

Source = 19V

Gate = 5V aproximadamente.

Obs. não pode fica sem o divisor de tensão na linha de dreno do PQ7 e gate do PQ6.

PR25 100K

PR27 22K

Eles forma um divisor de tensão que vai ligado ao gate do PQ6.

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esperar você confirmar e segunda-feira fazer as correções.

 

OBS: se for rir de mim ria baixinho. Rsssss.5ec01652ab561_Semttulo.thumb.jpg.fc1910f

3.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ7 é um mosfet. Na imagem é o diagrama interno dele. Na imagem que você mandou não da pra entender nada. Tire esse diodo que você colocou e coloque apenas os componente que faz parte do circuito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa imagem tentei fazer usando microscópio e não focalizou por nada, tentei apagar a foto depois de postado e não consegui.

Analizando depois e entendendo através da sua postagem que são apenas dois resistores do gate do pq6 até o dreno do pq7. Entendi que as peças que troquei foi transistor mesmo por ter sido tirada de outro circuito igual, mas tem algo errado com um deles, vou tirar e trocar. Obrigado.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que essa foto ficou melhor.

Mesmo com tudo corrigido continua:

PQ7:gate 4.55v - source 0v - dreno 0v

PQ6:gate 19v - source 16v - dreno 19v

Isso antes e depois do start.

4.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se  PQ7 está saturado como mostra as tensões passadas era pra está formando o divisor de tensão entre PR25 e PR27, e isso não está acontecendo porque você tem 19V em gate do PQ6. Outro fato que precisar ser visto é o fato do PQ6 esta com 16V em source isso esta errado não tem como ele satura com tensão de 19V em gate. Já trocou PQ6? Veja se tem continuidade de PR27 como dreno do PQ7, depois veja se tem continuidade do PR25 com o gate do PQ6. Obs. teste com a placa sem alimentação teste na escala de diodo (bipe) com este teste você vai saber se a trilha está rompida. Depois me passe as tensões nos dois resistores. Seu Defeito está ai neste circuito.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PR27 com dreno do PQ7: sim

PR26 com gate do PQ6: sim

OBS: vou mandar foto desenhada, surgiu uma duvida se to as polaridade certo, acredito ta certa, mas se não tiver.

e o PQ6 foi trocado sim.

 

 

5.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual tensão neles? Já verificou as resistência do PR26 e PR27? Ta estranho isso.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pior que estou com mais dois notebook na fila com problema na placa e um net que fiz análise básico e devolvi pro cliente, pra não abandonar essa e perder tudo que já fiz.

Também evitando ir desmontando muitos e misturar peça e até pra não ir abrindo tópico e pedindo ajuda de mais de um por vez.

Fiz medida de resistência usando 200k e estão com resistência certa.

Só não da 0v no source do PQ6, nem 19v no dreno do PQ7.

Outra medida que voce tinha pedido era da bios:

Bios ambas aparecem 3v só depois do start.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites