Sign in to follow this  
Followers 0

P5GC-MX não liga VBAT da bateria não chega

8 posts in this topic

Senhores, um problema estranho que aconteceu: Após trocar o diodo do circuito VBAT (não gravava data e hora), a placa parou de ligar, exceto quando fazemos um curto entre os dois anodos do duplo diodo (não jumper, mas um curto entre a alimentação 3V da bateria com o da fonte). Quando meço a voltagem sem alimentação da fonte, a tensão cai de 3V para 0,2V após o resistor (de 1k, normal para o circuito, e conferido que realmente tem 1k).

Alguém poderia me ajudar no que pode ser esse problema? Pior é que quando eu peguei a placa, ela ligava tranquilamente, e só depois desse "reparo" ela parou.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei um monte de capacitor no circuito, conforme esquema da placa. Vou verificá-los, pois deve ter uma fuga pequena.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se eu der curto nesse circuito (VBAT) com o 1,5V, ela dispara. Troquei até o cristal, mas não liga sem esse tal curto. Alguém pode me ajudar, pois estou com 6 placas pra conserto, uma semana de curso, e não consegui consertar nenhuma.

Estou quase desistindo do curso.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não vejo relação de troca de cristal com esse circuito, já que trocou o cristal e ficou na mesma.

Se você testou a linha positiva da bateria seguiu os componentes, nenhum está danificado, é bem provável que o problema dessa placa esteja no ponte sul;

E em relação ao curso, é assim mesmo Fernando, um técnico não se faz em uma semana de curso. Aliás, quem quer entrar nessa área além de ter de estudar bastante, pesquisar, investir em aprender eletrônica, ter as ferramentas para executar serviços, precisa entender que nem tudo tem reparo, estamos na área porque gostamos, porque queremos desafios, mas nem sempre vamos vencer todas as batalhas.

Placa mãe de desktop ela tem uma arquitetura mais frágil, componentes como SuperIO, e chipsets se danificam facilmente. ou seja, placas antigas sofrem com desgaste de soldas (principalmente solda fria de chipset), sofrem com problemas referentes a capacitores desgastados, trilhas rompidas (as vezes até trilhas internas da placa que não vemos),defeito de socket do processador (pois ele é soldado como um BGA por esferas) ou seja, pode ver que todo mundo que ingressou na área teve (e ainda tem) suas dificuldades.

Toda profissão tem suas dificuldades, ainda mais a de técnico reparador, que as vezes sofre por falta de material técnico como esquemas e bios confiáveis, sofre com placas com problemas diversos com intermitências que deixam a gente loucos, mas imagine se cada um desistir na primeira semana ou na primeira dificuldade?

Acho que ainda é muito "cedo" para querer descer do barco. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Descobri que, encostando algum metal em um dos pinos do cristal, ela liga (conforme o curso me ensinou). Porém, já é o quarto cristal que coloco, e continua com o mesmo problema. Cristais dão tando problema assim?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

E mais um detalhe: Quanto à voltagem, em placas ASUS parece normal cair a tensão, pois testei uma placa em bom estado e apresentou a mesma queda de voltagem quando entra no Supoer I/O.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só se for, pois nunca vi tanto cristal ruim assim.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0