Sign in to follow this  
Followers 0

GA-H61M-DS2H

18 posts in this topic

Estou com uma placa GA-H61M-DS2H (ainda), e tenho aqui outro idêntica. A ruim só liga (mas ainda não apresenta vídeo) se eu resetar a BIOS. Verifiquei que o transistor Q24 está esquentando muito em relação à outra placa. Em anexo o esquema da parte.

Perguntas: Esse aquecimento de Q24, embora existam mais circuitos atrelados ao VCC1_8_PCH, poderia ser um curto nesse transistor? Percebi, se não for mau contato no multimetro, que a voltagem no pino às vezes oscila entre 0 e 2V.

Uma observação é que essa placa não apresenta voltagem nem no VCore, nem nas memórias. Pelo BoardView, percebi que esse circuito alimenta as memórias. Sem alimentação na memória existe alguma proteção ou alguma relação entre esse circuito e o do VCore? Ou seriam alguns problemas distintos na placa?

Em anexo o circuito e o próprio esquema da placa.

VCC 1_8_PCH.JPG

GA-H61M-DS2_R201.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O interessante seria trocar esse transistor, mas antes faça a medição dele fora da placa para ver se ele não está danificado.

Verificar também os capacitores nessa linha, se algum estiver ruim, pode fazer a tensão oscilar

Circuito da memória e do vcore são distintos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é... Então, esse Fet é da memória? Ele fica ali perto da bateria, como em várias outras placas mãe. Parece que até as 775 tem algo similar. Ele reduz pra 1,8V e manda pras memórias, né?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa tensão vendo ai pelo esquema vai pro pch, ou esse transistor está ruim ou o pch tá matando essa tensão por estar com defeito. Vale também trocar o capacitor EC8 caso o transistor esteja bom.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

E esse problema de ter que resetar a BIOS para que ele ligue, mesmo frio?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 minuto atrás, Daniel. disse:

Essa tensão vendo ai pelo esquema vai pro pch, ou esse transistor está ruim ou o pch tá matando essa tensão por estar com defeito. Vale também trocar o capacitor EC8 caso o transistor esteja bom.

 

Retirei o EC8, e continuou esquentando.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem provável que seja o chipset com problemas. Você testou o transistor?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda não testei. E essa de resetar a BIOS e ele aceitar ligar? Estou desconfiado da PCH mesmo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que o seu problema aí está no PCH

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é. É comum dar problema em vários setores ao mesmo tempo sem ser PCH? Acho difícil, né? Exceto com queda de raio ou algo assim, né?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O PCH controla vários setores da placa, então se ele der problema pode afetar a placa parcial ou total

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou acabar condenando a PCH então. Sem VCore e sem voltagem na memória. Se não caiu um raio pra dar defeito, não acredito que dois setores distintos apresentem defeito ao mesmo tempo sem uma peça em comum dar defeito

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Até porque resetar a BIOS ele conseguir se manter ligado nada teria a ver com voltagem inadequada num circuito DDR ou VCore, ou estou errado?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se eu resetar a BIOS, ele liga e se mantém ligado. Mas se eu desligar a alimentação totalmente (desconectar o cabo P24 e P4), somente fazendo o jump ele liga e se mantém de volta.

E existe alguma indicação de tentar fazer reballing com a estação de retrabalho?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então, esses PCH costumam dar problemas quando feitos com estação de retrabalho, até porque o calor não fica uniforme. Para sacar ele da placa e rebalar o ideal é que se tenha calor orientado tanto na parte superior e inferior, para que as esferas de solda entrem em fusão e o chip seja retirado.

O problema desses chips é que eles são bem sensíveis e um estresse de calor iria danificar (isso se ele já não esteja internamente com defeito)

As chances de sucesso com a estação de ar quente não são boas, mas se for tentar aplique fluxo de boa qualidade nas extremidades do chip, e aqueça lentamente, tanto por cima como por baixo, para o calor ir se distribuindo, pois se aquecer só a superfície do chip até a solda entrar em fusão ele será danificado.

E vai precisar ainda ter o stencil para fazer o reballing dele, as esferas, enfim, não sei se valeria a pena tal investimento

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Retirei a BIOS para tentar regravar, e parece que o CI não está sendo detectado. Vou verificar se não é o aparelho ou a BIOS estar danificada mesmo. Pode haver a possibilidade de ser BIOS ainda?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes de condenar permanentemente o chipset acho que vale regravar bios sim

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0