Sign in to follow this  
Followers 0

Placa Mãe ga-h61m-s1 não Liga

19 posts in this topic

Boa Tarde, chegou a minha bancada o serviço de uma placa mãe com o seguinte problema: ela gira um pouco o cooler e logo para, não se mantem ligada, da apenas uma girada, ja testei sem o conector 12v e ela permanece assim, a fonte onde essa maquina estava pegou fogo segundo o cliente, identifiquei esse componente nela com aspecto de queimado na parte superior tem a numeração não sei se é 6p ou d9 parece ser um diodo, fazendo aferição com o multimetro ele apresentou valor, é possivel que ele esteja ruim mesmo apresentando valor ? a placa mãe é uma ga-h61m-s1

97278562_319563482366687_7703880987704295424_n.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz a substituição, mas não obtive exito, a placa permanece do mesmo jeito

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa ver se não tem mais nada danificado em volta, e se nenhuma fonte interna está em curto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

fisicamente os componentes em volta estão bons, fazendo aquele teste das linhas de tensões não encontrei curto, vou tentar substituir todos transistores bipolares que ficam em volta

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Teste os mosfets do vcore, veja se CI de som e rede aquecem quando tenta forçar a placa ligar pelo curto dos fios verde e preto.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

com os mosfets na placa não encontrei curto, vou tentar com eles fora da placa, forçando o ligamento, nada esquenta, e nem a tensão das memorias esta chegando nos slots

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o incrivel é que a placa esta nova nova em perfeito estado, só tinha esse diodo que estava com o aspecto de queimado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A placa estar nova em perfeito estado não a isenta de ter problemas sérios

Se este diodo ferveu ao ponto de derreter ali um pouco do conector atx é porque afetou mais coisas.

Por isso falei em verificar os componentes em volta, como transistores, capacitores de cerâmica, mosfets, e checar os circuitos que não tem as tensões, O fato desse componente ter se danificado não é que seja só ele e tipo trocou funcionou, pode ter afetado mais coisas, como SuperIO, algum mosffet ou outra coisa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Será que não tem trilha queimada? Um curto nessa proporção pode danificar facilmente uma trilha, principalmente debaixo do conector.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia, coloquei essa placa novamente na bancada, estou em duvida se esse componente é realmente um diodo, fazendo os testes dele o mesmo só deve conduzir de um lado e invertendo as pontas de prova não deve conduzir correto ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se for um diodo, sim.

Mas o ideal seria pelo menos conseguir levantar um de seus terminais da placa para efetuar a medição, pois vai que na linha tenha mais componentes ruins e altere o resultado da medição...

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu retirei ele da placa e conduziu em ambos os lados, ja tenho outro para fazer a substituição, mas não sei qual seria a posição correta, ainda não sei analisar esquema eletrico

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

outro detalhe, conseguir mais 3 transistores que fora da placa não conduzem, e quando estavam em uma placa apresentava boa funcionalidade, isso é normal ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, DEIVITE disse:

Eu retirei ele da placa e conduziu em ambos os lados, ja tenho outro para fazer a substituição, mas não sei qual seria a posição correta, ainda não sei analisar esquema eletrico

Divirta-se...

A placa não é exatamente a mesma, porém, o circuito é.

WhatsApp Image 2020-06-16 at 19.22.45.jpeg

WhatsApp Image 2020-06-16 at 19.22.45 (1).jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

opa, obrigado, essa placa é sua? poderia fazer o teste desse diodo e me dizer aqui o valor ? e se o valor é apresentado em ambos os lados

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faço sim o teste. Amanhã te mando o valor.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
21 horas atrás, DEIVITE disse:

opa, obrigado, essa placa é sua? poderia fazer o teste desse diodo e me dizer aqui o valor ? e se o valor é apresentado em ambos os lados

Em sentido normal (ponteira preta na faixa do diodo), em escala de continuidade (bip): 470Ohms. Inverso (ponteira vermelha na faixa do diodo): 1000Ohms. Valores aproximados. Medi em duas placas distintas, e ambas apresentaram valores próximos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0