Sign in to follow this  
Followers 0

Troca do mosfet

6 posts in this topic

Boa Noite professor, to tentando fazer o reparo de uma placa mãe, peguei ela com o seguinte problema: ela não ligava com o conector 12v, logo identifiquei que havia um curto no Setor de alimentação do processador, fazendo o teste no conector estava apresentando curto total, retirei todos os componentes do setor como mosfets capacitores smd, solidos e eletroliticos, retirei os mosfets também, após ter removido a placa não apresentava mais curto, testei os componentes e entre eles encontrei 3 mosfets danificados, tenho outras sucatas da mesma placa porém com nome diferente como a ipm41 pegatron, e outros modelos ddr3 minha dúvida é posso substituir esses mosfets danificados por outro de alguma dessas placas que seja do mesmo setor ? o nome gravado no mosfet é diferente, não é o mesmo mosfet, há algum problema em substituir por mosfets que não seja do mesmo modelo ?

DG41CN-PB-UNIT.JPG

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quais os mosfets que estão ruins, seus códigos e os que quer colocar no lugar?

O interessante é comparar os datasheets dos componentes para saber se é canal P, canal N, qual tensão de trabalho e corrente.

Muitos colegas substituem simplesmente pelos que acham no Vcore, como os de alta e os de baixa, pode funcionar? até pode, mas tem que lembrar que todo reparo precisa ficar dentro dos parâmetros "originais" da placa

Vamos a um exemplo, se colocar um mosfet de corrente menor ele poderá se danificar com o tempo. Se colocar um de corrente um pouco superior não vai ter problema já que no vcores há "fases", então a corrente total se divide pelo número de fases da placa mãe.

Me diga o dódigo dos que estão com defeito, e os que pretende colocar no lugar, vamos estudar os datasheets e você vai entender e nos demais reparos já saberá como agir corretamente

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

entendi, esse aqui é o defeituoso, pude perceber que tanto os de alta como os de baixa tem o mesmo código

98174170_586661202259831_5097912454189416448_n.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

quero substituir por algum desses 2 modelos 

98362228_2772368059650748_5769583045078155264_n.jpg

98427528_263469744846724_4983485239704682496_n.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos lá, esta pequena pesquisa vai servir de base para você fazer as demais comparações ao longo de sua vida profissional:

Primeiramente, vamos verificar o transistor mosfet defeituoso que é o original da placa

d472 características.png

Segundo o datasheet dele, as seguintes características: CANAL N / 25VOLTS / 55 AMPERES

Então sua busca por equivalentes para serem substitutos a ele, precisa atender essas características. Pode ser um pouco a mais mas nunca menos, ok?

E vamos verificar agora os possíveis candidatos a substitutos:

AOD452 CARACTERISTICAS.jpg

Este acima ele se encaixa perfeitamente, veja lá nas características que assinalei na figura

 

MDD2601 caracteristicas.png

Este outro já fica em um parâmetro mais acima, seria uma segunda opção, caso a primeira não tivesse sido encontrada por exemplo e só tivesse esse.

 

Viu como não tem nenhuma complicação em achar possíveis substitutos?

Vai no "tio google", digita na busca o código do transistor seguido da palavra datasheet

É fazer esta pequena lição de casa, e seus problemas serão resolvidos rapidamente, utilizando-se de componentes de sucata

 

Espero ter te auxiliado;

 

Abraço

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito boa a Explicação, Obrigado pela Ajuda, tentarei fazer o reparo e posto aqui.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0