Sign in to follow this  
Followers 0

Trafo isolador X osciloscópio X rede elétrica.

9 posts in this topic

O cabo terra da haste (cobreada) deve ser somente ligado ao trafo isolador? Se sim porque o osciloscopio possui tambem um (ground)terra no seu cabo de alimentação? Ao ligar o osciloscopio ao trafo isolador é um procedimento correto "deixar de lado"(isolar) o terra do cabo de alimentação do osciloscopio. Minha dúvida recai, no seguinte: qual é o terra que o instrumentro (oscilosc.)utiliza para medirmos uma pci na bancada?
Tenho procurado um esquema de como ligar o trio acima,porém nada até agora.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que gostaria de saber é: onde devo ligar o aterramento do TRANSFORMADOR ISOLADOR?

È na haste cobreada fincada ao châo?

Onde devo ligar o (ground) terra do cabo de alimentação do Osciloscópio?

A tomada femea   da  Saida do TRANSFORMADOR ISOLADOR é montada com somente dois fios ou adiciono nela o cabo terra?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, vamos lá:

o transformador isolador ele possue o mesmo número de espiras tanto no primário quanto no secundário, logo deverá fazer o seguinte: Liga o primário na sua rede elétrica, o aterramento dele deve ser comum ao terra se sua rede elétrica. Em relação ao secundário tenha caltela, faz a medição utilizando um multimetro em escala de tensão AC e verifica qual a tensão entre o "terra" do secundário fio do meio e suas estremidades. Vou te dar um exemplo: Se sua rede for 220V, no secundário deve ter entre o fio do centro e os fios da estremidade 110V, e para formar 220V precisa utilizar as duas estreminadas e deixar o fio do meio isolado. Precisa verificar esta tensão para só ai fazer a tomada fémea onde será ligado o transformador.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite!

Vamos ao que interessa:Você diz :" Precisa verificar esta tensão para só ai fazer a tomada fémea onde será ligado o transformador"

Desculpe-me mas suponho que você quiz dizer será :ligado  o OSCILOSCÓPIO e não transformador. Estou certo ou errado?

Pelo visto o cabo de alimentação do osciloscópio possue o fio do meio(terra) o qual não tem utilidade(validade,efeito)????

Me dê um retorno o mais breve possível.

Sinceramente tem você um bom vocabulário!!!

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia!

Fiz as seguintes medições:Com o terra do Filtro de Linha

                                                       (Saida do trafo) Numa extremidade=270VAC

                                                                                 Noutra extremo=87VAC

                                             Com o terra da haste metalica (Saida do trafo)

                                                      (Saida do trafo)Numa extremidade =275VAC

                                                                               Noutro extremo=90VAC

                                            Com o terra da carcaça do trafo(parafuso)(Saida do trafo)

                                                      (Saida do trafo) Num extremo=19VAC

                                                                                Noutro extremo=121VAC

De maneira alguma deu os 110VAC em ambas extremidades na saida do trafo isolador.

O que estaria errado?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Agora, Sebastian Lima disse:

Bom dia!

Fiz as seguintes medições:Com o terra do Filtro de Linha

                                                       (Saida do trafo) Numa extremidade=270VAC

                                                                                 Noutra extremo=87VAC

                                             Com o terra da haste metalica

                                                      (Saida do trafo)Numa extremidade =275VAC

                                                                               Noutro extremo=90VAC

                                            Com o terra da carcaça do trafo(parafuso)

                                                      (Saida do trafo) Num extremo=19VAC

                                                                                Noutro extremo=121VAC

De maneira alguma deu os 110VAC em ambas extremidades na saida do trafo isolador.

O que estaria errado?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Osciloscopio na rede eletrica - Eletrônica - Clube do Hardware

Este modelo ilustra bem o transformador isolador, qual o modelo que está usando? talvez eu consiga entender melhor se tiver mais dados do modelo específico que está utilizando ai, em relação as medições de tensão, fica dificil analisar "certo" ou "errado" sem entender como tudo está ligado, passa o modelo do seu transformador acho que vai ficar mais fácil te ajudar. Agora por curiosidade por qual motivo vai utilizar o transformador isolador? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 6/12/2020, 2:01:33, Sebastian Lima disse:

O cabo terra da haste (cobreada) deve ser somente ligado ao trafo isolador? Se sim porque o osciloscopio possui tambem um (ground)terra no seu cabo de alimentação? Ao ligar o osciloscopio ao trafo isolador é um procedimento correto "deixar de lado"(isolar) o terra do cabo de alimentação do osciloscopio. Minha dúvida recai, no seguinte: qual é o terra que o instrumentro (oscilosc.)utiliza para medirmos uma pci na bancada?
Tenho procurado um esquema de como ligar o trio acima,porém nada até agora.

Tanto quanto pude perceber de um vídeo do David L. Jones (EEVBLOG) a saída do secundário do transformador isolador nunca deve estar ligado ao ponto de terra do primário sob perigo de destruir o próprio osciloscópio. O osciloscópio deve estar ligado na rede geral, já que precisa da conexão à terra mas o equipamento a analisar nunca deve estar ligado à mesma terra do osciloscópio. Ou seja, na saída do secundário do transformador o terra não deve ser usado por forma ao total isolamento entre a pinça de prova do osciloscópio e a rede geral. Ou seja, o pin terra da ficha de saída do secundário não deve ser usado num transformador isolador de bancada. Somente os "live wires". 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0