Sign in to follow this  
Followers 0

capacitores

3 posts in this topic

Professor Ademilson, espero que esteja bem. É apenas para lembrar o Professor sobre os capacitores e as questões que lhe coloquei sobre os mesmos.

Pode parecer incrível, mas eu entendo melhor o papel de díodos, transístores bipolares e mosfet, nos circuitos, do que a verdadeira utilização dos capacitores em alguns deles.

O professor, não me entenda mal, mas sei que quanto melhor entender um circuito e o papel de seus componentes nele, melhor profissional serei. Obrigado.

Att.

Fernando Jorge

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você está coberto de razão e é isso mesmo que deve fazer sempre. Deve se questionar sobre tudo, não se contente em não entender algo, não deixe pra lá. Corra atrás e continue estudando. Vamos lá, vou definir um pouco sobre o papel do capacitor. Em DC (corrente continua) é relativamente simples, o capacitor carrega e descarrega conforme armazena cargas elétricas como uma bateria. Por isso temos um ou mais capacitores ligado aos pinos de VCC em circuito serve como uma reserva de energia para dar digamos o "primeiro tranco" para o circuito funcionar pois o consumo de corrente é geralmente alto no início, como o consumo de corrente pode ser alto no primeiro ciclo coloca-se o capacitor para que ele "supra" esta necessidade de corrente e mantenha a tensão da fonte estabilizada mesmo com este "tranco" de consumo de corrente inicial. Esta é a forma mais normal de capacitores ligados em linhas de VCC em circuitos. 

Outro uso intenso são em conversores DC-DC onde eles funcionam como filtros, se carregando com os picos de tensão gerados pelo chaveamento dos transistores que induzem tensão nas bobinas (indutores, transformadores e etc), ele se carrega com estes picos e como consequencia temos uma tensão DC pura e quase livre de ripple (ondulação na tensão, visível no osciloscópio). 

Nas fontes lineares eles tambem possuem um papel de filtrar o sinal ou seja se carrega com os picos de tensão, como ele carrega e descarrega em um tempo muito curto (alta frequencia) a tensão parece sempre estar estabilizada. 

Em rádios, aqui sim temos um complicador, o uso dos capacitores associados com bobinas e resistores pode cortar ou não determinada frequencia de sinal, modular ou demodular os sinais afim de codificar ou decodificar sinais analógicos. Este é o uso mais complexo e para explica-lo de forma precisa terei que gravar uma video aula. 

Capacitor de acoplamento este é mais simples de entender, porém farei isto em uma aula de reforço que gravaremos em breve junto do professor Andre e professor Daniel, devido a pandemia estamos com problemas para nos reunir e gravar, mas temos intenção de fazer isso o mais breve possível, aguarde e confie será uma mega aula.  

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado Professor Ademilson, pelo empenho e ajuda, que me deu na compreensão deste tópico. Tudo de bom para si e sua família.

Cordialmente,

Fernando Jorge

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0