Sign in to follow this  
Followers 0

Placa mãe a14hvox rev 4

10 posts in this topic

Bom dia 

Sou novato na manutenção de note e estou um pouco perdido.

Estou com um positivo SIM+, com a  Placa mãe a14hvox rev 4. 

No mosfet de entrada a tensão deveria ser 19volts, mas está em 20,4 aproximadamente.

Em dois pontos da placa com ela desligada achei as tensões de 5 e 3,3volts.

Tem quatro mosfets próximos ao processador e quando vou tentar fazer a medição neles, três dão faísca e outro não tem tensão.

Também removi o processador, pois quando ligava a placa ele esquenta muito e muito rápido, o note não dá vídeo e fica uns 30 segundos a um minuto ligado e desliga.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Atualizando, eu troquei a fonte e eles pararam de faiscar, mas nos mosfets do vcore q09 e q10 chega a tensão de dreno, mas não chega a tensão  de gate, que é um sinal lógico.próximo a eles tem um diodo D5 schottky aberto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual a tensão na chave power? Qual tensao na bios? já regravou? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

no power está ok, a bios eu n vi, mas achei na linha do vcore um mosfet e diodo abertos. to meio perdido, deveria ter visto a bios primeiro

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você precisa analisa em uma ordem.

1- Verifica a tensão Vin de esta ok? Verifica se não em curto,depois verifica se a tensão está alimentando todas as fontes da placa. ok?

2- Verifica o circuito de 3V e 5V. ok?

4- Verifica a tensão de alimentação da bios e do sio, eles precisam está alimentados pra placa da o start. ok?

5- Fazer regravação da bios pode ser que esteja corrompida.

Dica:

Sempre regrave com arquivos confiáveis se possível e nunca deixe de fazer o backup do original,e sempre que puder regrave em outro ci pra não mexe na bios do cliente.,

Me passe a tensão na bios?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia, todas as tensões estão presentes, inclusive a placa liga por uns 20 segundos e depois desliga, na bobina l9 e nos capacitores a frente dela tem 1.05v. qto a bios meu gravador ainda não chegou, não tenho como mecher nisso(a placa é minha, antes de começar a trabalhar, quero praticar). Percebi algumas coisas estranhas em duas placas iguais que tenho, não sei se é a mesma pane, ou alguma peculiaridade. Os capacitores ligados a linha de 1.05 tanto os de filtragem da bobina como os pr´ximos ao processador estão apreentando beep dos dois lados. Os próximos a bobina eu testei para ver se há ddp e eles estão com carga(presumi q se estivessem em curto o ddp deles seria 0, mas mantem 1.07), e alguns capacitores em baixo do processador tb apresentam beep dos dois lados, na escala de diodo. Creio q a pane esteja ligada ao circuito vcore. Também o mosfet de baixa dessa linha apresenta baixa resistência Dreno-Source(q5), como seu respectivo diodo shottky está aberto nas direções(d2). Enquanto a placa se mantém ligada o mosfet de baixa recebe no dreno 1.07, e o de alta recebe 18.98 de vin. todas as outras tensões estão presentes, desde o jack até o C.I oz855 que faz o pwm. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os proximos ao processador é  normal da continuidade por conta da resistência baixa.

Dica: Quando for medi as fontes de tensão pra verifica se tem curto nao use a escala de continuidade, use a escala de ohms do multimetro, desta forma não tem erro.

No caso da linha do vcore se medi em continuadade vai emitir bibe mais nao quer dizer que é curto. Quando o processador é de sokete você tira o processador ai normaliza mais quando  é acoplado na placa fica difícil.

Em relação ao defeito você pode esta com problemas na bios precisisaria regrava pra descartar  essa possibilidade.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora achei outro ponto, a linha de vgfx_core, acho que é a parte gráfica, fica na bobina l10, apresenta uma tensão muito baixa, próximo de 0,18v, no mosfet de alta a tensão é muito baixa no source, chega vin com 19 e sai algo em torno dos 0,18. 

Não entendi sobre o uso da escala de resistÊncia.

Obrigado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se for isso que eu entendi, medi o mosfet q5 na escala de ohm, e a resistência de dreno para source deu em torno de 34ohms, no seu diodo a resistência na polarização direto foi em torno de 34 e na inversa 23(medi na menor escala de ohm do multímetro).

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • Esqueci de mencionar, a placa está sem o processador.
0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0