Sign in to follow this  
Followers 0

Placa- LA 6755P - Liga e desliga após uns segundos

28 posts in this topic

Bom dia estou com essa placa que liga e após alguns segundos desliga sem iniciar completa.

Tenho tensão em todas as bobinas só não tenho no mosfet u42 Que recebe a tensão primária mais ao ligar não passa a tensão se start +3VS.

Screenshot_20200701-112802.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual tensao bno gate dele no momento  do Start? você  precisa  informar  a referência  da placa sem ess informação  nao têm  como nós ajuda.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Placa LA 6755P. 

A placa está sem o mosfet q107 e quando ligo o gate fica 0 e tenho 1.10 nos sources.

Como saber se consigo um mosfet compatível para colocar lugar desse que tá faltando para ver se chega a tensão correta no gate?

Quando ligo chega 2.50 onde coloco o mosfet.

15936278264687504243461281626148.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você  tirou Q104 e Q107? Verifica se o Q114 esta presente na placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tirei o Q107 porque estava meio feio IMG_20200701_222527950.thumb.jpg.6762ff2e o Q104 não tinha na placa .

O Q114 está presente na placa sim.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Q104 não é presente na placa. Já Q107 e Q106 tinha que está ai. sabe dizer se essa placa veio de outra assistência? Manda uma foto do do U41 pra mim fazer uma comparação parece que esta faltado o R788 que vai ligado no gate do U42 ai.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei te dizer se veio de outra assistência pois o dono deixou comigo a algum tempo e não disse nada... 

Quando abri fazendo uma análise percebi que não estava saindo os +3vs do u42 e quando olhei o Q107 estáv chegando a anergia e mesmo assim não estava chegando o +3vs para o u42 do mesmo jeito e foi quando o tirei e com testes percebi que estava com defeito..

Quero saber se teria como achar algum compatível e ver se o IMG_20200702_184437909.thumb.jpg.59b6a6d está mais a frente.

Já nesses outros não mexi , a placa IMG_20200702_184437909.thumb.jpg.59b6a6dIMG_20200702_184437909.thumb.jpg.59b6a6dIMG_20200702_184437909.thumb.jpg.59b6a6djá veio sem os mesmos.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos a análisa o U41 ai saberemos  se o defeito conta do sinal  que deve chega até  o gate do U42. Veja a tensão  de Gate e source  do U41 no momento  do power. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No momento do Power chega 18.50 v no gate e 5v nos sources do u41.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esta ok ai. No U42 tem que está  do mesmo jeito. Faça teste no U42. Se nao chega a tensao de 19V no gate, ai próximo tem dois pontos de solda veja qual tensão chega neles no momento do power.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Feito o teste e no u42 e não aparece nenhuma tensão no gate sendo que no sources aparece 1,18,v. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

e nos pontos de solda próximo ao gate dele verificou? faça  teste de continuidade dos pontos  de solda pro gate do U42 assim  saberemos se tem ligação  entre eles.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o dreno do Q107 tem continuidade para para o gate do u42 .

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 01/07/2020 15:25:07, Mascena09 disse:

Placa LA 6755P. 

A placa está sem o mosfet q107 e quando ligo o gate fica 0 e tenho 1.10 nos sources.

Como saber se consigo um mosfet compatível para colocar lugar desse que tá faltando para ver se chega a tensão correta no gate?

Quando ligo chega 2.50 onde coloco o mosfet.

15936278264687504243461281626148.jpg

Me refiro a este dois pontos de solda  próximo ao gate do U42 me pare que ai tinha um resistor faça teste de continuidade com o gate do U42 pra ver se tem ligação entre eles. U42 nao está saturado porque a tensão  de 19V nao ta chegando  no gate ela passa em um resistor antes de chega nele acredito que seria ai neste local. Q107 removido propositalmente e o resistor  também.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

um dos pontos tem continuidade com com o gate do U42 mais nao chega nenhuma tensão mesmo estando ligado.

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

poderia injetar os 19v nele pra fazer um teste?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Paulo.Mendes disse:

Me refiro a este dois pontos de solda  próximo ao gate do U42 me pare que ai tinha um resistor faça teste de continuidade com o gate do U42 pra ver se tem ligação entre eles. U42 nao está saturado porque a tensão  de 19V nao ta chegando  no gate ela passa em um resistor antes de chega nele acredito que seria ai neste local. Q107 removido propositalmente e o resistor  também.

Ai tem um resistor é só coloca outro e outro Q107 que essa placa vai liga. Isso se a pessoa que mexeu não tiver feito algo em outros circuitos.

Q107.png

Veja na imagem

Q107.png

Mais ela não liga é por conta do resistor o Q107 a função dele é deixa o gate do U42 em 0V quando a placa estiver em standby.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi professor!

Como poderia conseguir componentes compartiveis com esses que a placa está sem?

Alguma ideia pra facilitar?

Já procurei em algumas sucatas que tenho e não encontro esse mosfet que e o Q107.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o mosfets  é fácil  acho e o resistor  é  um pouco  mais difícil. Quais placa sucata  você tem ai.? você  pode abrir um esquema de qualquer  placa e fazer  uma busca pelo código código  do componente. 2N7002 esse mosfet é  bem comum. Já  o resistor  você pega a descrição da resistência dele e coloca  pra fazer  a busca. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

apenas a ultima duvida: qualquer mosfet desse tipo dar certo?

pois olhando nos esquemas percebo que tem uma letra no final e se a letra nao for igual?

Exemplo:  2N7002N e tem também  2N7002H.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vão servir.

Tenha em mente que ver o esquema é primordial para saber informações importantes sobre o circuito e sobre o componente que vai substituir, assim como o datasheet do componente

Esse 2N7002 é um transistor mosfet ele é usado como chaveador em vários circuitos, como LVDS por exemplo, e em outros locais do notebook.

 

2n7002.png

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde professor...

Coloquei aqui outro Q107 para ver mais não sai de jeito nenhuma os 19v nele.

Chega a tensão de SUSP no gate como o Q106 mais não sai os 19 no dreno .

Estou vendo se acho aqui um resistor para poder colocar no lugar onde vc falou tbm..

Mais já era pra ter os 19v no dreno pelo menos né isso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem o resistor não vai chega tensão no gate do U42. O Q107 a função dele é deixa o gate do U42 com 0v quando a placa estiver em standby.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde professor...

Fiz a colocação de outro resistor onde vc pediu e nada de aparecer os 19v no dreno do Q107.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Consegui uma sucata pra tirar minha dúvidas e vi que onde seria o resistor e sim um capacitor...

Analisando vi que nessa linha há um curto pois nós 2 pontos de solda do capacitor tem continuidade com o terra sendo que o soucer e dreno do Q107 está no mesmo curto com o terra!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0