Sign in to follow this  
Followers 0

Capacitores queimando

6 posts in this topic

Boa tarde! Estou com uma placa mãe modelo ipmip-gs e apresenta o seguinte problema: Ela estava com curto no circuito do vcore, mas consegui resolver com a troca de alguns capacitores smd do circuito. A questão agora é que a placa está queimando os capacitores eletrolíticos desse mesmo circuito! Testei com a fonte de bancada e sempre que chega aos 6v a corrente sobe para 0,30-50 amperes e quanto mais eu aumento a tensão, mais a corrente sobe juntamente e queimam os capacitores novamente. Qual seria o próximo passo? Lembrando que a placa está ligando, mas se injetar os 12v os capacitores estouram!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deve ter mais componentes danificados na linha. Não se deve injetar 12v nessa linha, no máximo a tensão dos capacitores do vcore, mas deve ter mais coisa danificada nessa linha, algum componente pode estar com fuga de tensão

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu me equivoquei, na verdade eu estava falando da linha de 12v do processador. Tinha alguns capacitores smd em curto, eu consegui identificar e fiz a troca, retirando o curto da linha (ao menos eu pensei). Mas depois dessa troca dos capacitores, ocorre o problema que mencionei. Eles estão bons, testei antes de fazer a troca! Pode ser algum resistor? A maioria deles no mesmo circuito é jumper, e eu não tenho o esquema dessa placa. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não creio que seja resistor deve ter mais componente em fuga na linha do vcore. Essa linha de 12v tem os mosfets de alta e os de baixa, onde quem controla o chaveamento deles para gerar o vcore é o ci pwm do vcore. Então se você injeta tensão nessa linha e danifica componentes, é porque ainda tem alguém em fuga.

E na linha de vcore nunca injete 12v no conector atx12v pois se tiver algum componente danificado pode piorar a situação no vcore

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tinha um Mosfet de alta que estava com problemas, mas mesmo após a troca continua subindo o consumo de corrente e consequentemente esquentando os capacitores a ponto de danificá-los. Testei os mosfets, capacitores eletrolíticos e smds, estão normais. Acho estranho que ainda haja consumo alto de corrente por esses capacitores eletrolíticos, não consigo encontrar o defeito e sem o esquema fica mais difícil ainda! 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Consegui estabilizar o consumo de corrente!  Agora que acusou problema foi o pwm, mas como não tenho outro para substituir, viu encerrar o tópico por aqui. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0