Sign in to follow this  
Followers 0

Acer C5V01 LA-E891P - Não liga.

9 posts in this topic

Boa tarde, senhores

 

Estou com um notebook Acer aspire cuja placa é "C5V01 LA-E891P" que não está ligando, nem dá sinal algum ao plugar o carregador.

Realizei os seguintes testes:

Tensões 19v ok!

Não está com as tensões de 5v e 3v, nas bobinas PL401 e PL402. Obs: Injetando 3v na PL402 há um consumo de 0.13 amperes.

Injetei 5 volts na bobina PL401 e observei um aquecimento no componente US21.

Removi o componente US21, porém ainda continuo sem as tensões 3/5.

Analisando os pinos do PWM PU401 observei que tenho 19 volts chegando no VIN (pino 12) mas não tenho os 3 volts no pino 3 onde acredito que seja a saída do LDO interno.

OBS: os pinos 11 e 13 do PU401 estão em curto.

Suspeito que seja o PWM queimado, mas gostaria da opinião de vocês.

 

Caso concordem em ser o PWM, saberia onde posso comprá-lo?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser problemas no PWM, mas antes, deve-se separar as fontes internas das cargas que elas alimentam.

Por exemplo, na placa há dois jumpers de solda. Nesses projetos de placa da Compal o projetista coloca esses jumpers para facilitar o isolamento da fonte chaveada da carga que ela alimenta.

Sem título212.png

Veja que o PJ403 isola a saída lá após a bobina, de +3VALWP de +3VALW, o mesmo ocorre com PJ404 na fonte de 5v

Se uma das "cargas" que as fontes de 3v e 5v estiverem com alguma fuga de tensão para terra devido a um componente danificado, o pwm não faz os 3v e 5v aparecer. Esse deve ser o primeiro teste a se fazer antes até de injetar tensão

Separe essas linhas de jumper (use malha dessoldadora para retirar a solda e tirar toda e qualquer solda dos pads, pois eles são bem juntos). Se separando voltar as tensões de 3v e 5v o pwm vai estar bom. Se não voltar analise o pwm principalmente os mosfets ligados a ele PQ401 e PQ402, se estiverem bons tem boa chance de ser o pwm

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz a remoção do jumper, porém as bobinas continuam sem os 3 e 5. Vou testar os mosfets como você sugeriu. Uma dúvida: da pra testa-los na placa ou é necessário removê-los? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PQ402 pode ser o defeito ou o próprio  ci. Remove eles e veja se ainda tera curto  no pino 11 e 13 do ci. Caso continuar você precisa seguir  a linha do pino 13 o problema  pode esta nela.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite, professores.

Removi o mosfet PQ402, porém ainda tenho curto nos pinos 11 e 13. Tentei, pelo esquema, seguir a linda do pino 13, como sugerido pelo Paulo, porém não encontrei saída para aquela tensão. Pode ser que seja apenas para uso interno do CI?

Caso o próximo passo seja trocar o PWM, onde eu posso encontrar? Procurei na internet mas não consegui achar.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Removi o pwm e o curto dos pinos 11 e 13 sumira, porém o pino 14 ficou em curto. Injetei tensão pra ver o que seria e o mosfet PQ401 esquentou, removi mas o curto continuou. Desta vez o que esquentou foi o capacitor PC414. Removi e finalmente o curto sumiu. Não sei se posso ligar os 19v sem esse capacitor, que é o da saída do conversor dc/dc 5v. Não sei qual seria o próximo passo. devo trocar todas as peças que tirei anteriormente? (capacitor. mosfet e pwm) ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não  coloca a fonte sem o PWM na placa. Troque apenas o ci e o capacitor, pelo que entendi são eles que estão em curto. 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0