Sign in to follow this  
Followers 0

LM317 em paralelo para ter mais corrente

3 posts in this topic

Olá.

No curso de eletrônica geral foi passado um projeto de fonte linear de 5A usando um CI que suporta correntes maiores que o LM317 (se não estou enganado, é o LT1083, ou algo assim). Eu tenho aqui dois LM317. É possível usar os dois em paralelo no lugar do outro CI? Se o LM317 suporta até 3A, dois desse em paralelo seria o suficiente para a fonte de 5A, não é isso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, 

Pode ser feito dessa maneira ligando em paralelo e pino de ajuste comum, até funcionaria, mas acredito que de acordo com a carga ligada poderia dissipar muito calor o que não é recomendado na prática.O correto para ter maior ganho de corrente na saída da fonte é efetuar o ajuste da corrente a partir da entrada de +B (Maior tensão de entrada) direto para a saída, usando o LM317 como controlador + transistores driver de corrente. Observe o diagrama com um exemplo:

Circuito-Fonte-Regul-vel-1-2-37-V-Alta-C

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 07/09/2020 11:39:12, Ademilson Nunes disse:

Olá, 

Pode ser feito dessa maneira ligando em paralelo e pino de ajuste comum, até funcionaria, mas acredito que de acordo com a carga ligada poderia dissipar muito calor o que não é recomendado na prática.O correto para ter maior ganho de corrente na saída da fonte é efetuar o ajuste da corrente a partir da entrada de +B (Maior tensão de entrada) direto para a saída, usando o LM317 como controlador + transistores driver de corrente. Observe o diagrama com um exemplo:

Circuito-Fonte-Regul-vel-1-2-37-V-Alta-C

Muito obrigado, professor.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0