Sign in to follow this  
Followers 0

Fonte de bancada com estabilizador usado, saída 110vac

4 posts in this topic

Boa noite senhores, estou com estabilizador usado, em perfeito estado, e estou querendo fazer uma fonte de bancada. A entrada dele e bivolt, e saída 110Vac, tirei a placa fora, identifiquei o primário e secundário, e testei o mesmo, e no secundário tem a tensão de 108Vac aí como farei pra ficar ajustável essa tensão já na saída? Sou iniciante terminei a pouco tempo o curso. Desde já agradeço pela resposta.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Josivaldo, 

vamos lá uma vez que tem um transformador que garanta 110vac no secundário vai precisar de um circuito retificador seja com diodos ou ponte retificadora para retificar esse sinal em, após a ponte vai precisar de capacitores de filtro e etc. Pode utilizar como exemplo o circuito de fonte ajustável com realimentação negativa que montamos no curso. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Queria saber como diminuir a tensão para 12v, se quando coloco o capacitor de filtro ele dar uma pequena subida na tensão, a minha dúvida é, como faço para reduzir está tensão para 12v já retificada e filtrada?

7 horas atrás, Ademilson Nunes disse:

Bom dia Josivaldo, 

vamos lá uma vez que tem um transformador que garanta 110vac no secundário vai precisar de um circuito retificador seja com diodos ou ponte retificadora para retificar esse sinal em, após a ponte vai precisar de capacitores de filtro e etc. Pode utilizar como exemplo o circuito de fonte ajustável com realimentação negativa que montamos no curso. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Irá necessitar de outro transformador tipo 110AC-12DC. Mas assim seriam excessos de aparelhos.

Talvez seja melhor guardar essa fonte para outro aparelho que necessitar, e adquirir um transformador 220AC-12DC

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0