Sign in to follow this  
Followers 0

Mosfet de baixa sem tensão

9 posts in this topic

boa tarde amigos do forum.

estou com uma placa lenovo MTQ45MK

problema relatado é o serguinte ao ligar a placa tentava ligar e desligava regravei a bios mas nao adiantou, entao parti para as tensões, ai notebo que o conector p4 12v tinha somente  0.85 somente consegui ligar a placa fazendo um jumper entre o fio verde e preto ai aparece os 12v mas notei que nos mosfet de baixa nao tem tensão so aparece 0.18 sendo que nos dreno dos de alta tem 11.8, seria o pwm com defeito ? esse U2 mostrado na imagem seria o pwm ?

estou anexando imagens para melhor entendimento

20200918_154730.jpg

20200918_154803.jpg

20200918_154821.jpg

20200918_154827.jpg

20200918_154832.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite Daniel

qual teste posso fazer para ter a certeza que é o pwm ? tem algum teste que eu possa fazer no pwm ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se os mosfets não estão receendo sinal de gate, ele sai direto do PWM. Se testou todos os mosfets do vcore e todos estão bons, tem grande chance do pwm estar danificado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor Daniel

 

andei olhando o pwm o codigo nele é ncp5392p, tenho duas placas aqui sucatas uma soquete 1150 e outra 775, essa com defeito no pwm é soquete 775, oque é preciso saber para ver se o pwm de uma é compativel com a que esta com defeito ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

PWM tem que ser o mesmo código, pois há diferença nas pinagens, ou seja, alimentação, habilitação, os pinos de gate das fases, enfim, não é pegar de uma placa qualquer, é mais profundo do que se imagina, e cada projetista de placa utiliza um pwm devido a construção da placa, quantidade de fases, tensão, corrente envolvida, etc

Por exemplo o datasheet do ncp5392p veja abaixo

https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/354822/ONSEMI/NCP5392P.html

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia professor

 

compreo o pwm no mercadolivre agora é so esperar chegar e vamos ver se é mesmo, estou com uma outra placa mas ja identifiquei que é capacitor bipando como ele é da linha de 5v tenho outra placa nao identica mas é sucata, como saber qual capacitor dessa de sucata é compativel para coloca nessa que esta com problema no capacitor? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se for capacitor cerâmico, pode tirar da linha de 5v da placa sucata

Se for eletrolítico aí tem a capacitância e tensão de trabalho no corpo do componente

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor 

 

é ceramico tenho na linha dos 5v obrigado vou fazer a troca logo 

abraço 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0