Sign in to follow this  
Followers 0

Placa GA-H55M-S2HP

17 posts in this topic

boa tarde

 

amigos do forum estou com essa placa GA-H55M-S2HP ela tenta ligar mas desliga rapidamente pensei em curto no vcore mas nao tem curto entao achei 3 capacitores que sao suspeitos na foto em anexo destaquei os capacitores, bom em teste de continuidade eles bipam e colocando o multimetro em escala de 20k aparece no visor 0.001 isso nos tres capacitores, seriam eles com defeito ou algum outro componente causando isso ? alguem poderia me da uma ajuda ?

20201009_180615.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que pode fazer é remover e testar eles fora da placa, em continuidade. Ou injetar uma tensão pequena em algum deles com a fonte de bancada, coisa tipo 1v e ver o consumo de corrente na fonte e ver se algum deles vai dissipar calor

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia 

professor Daniel fiz como o recomendado retirei os capacitores da placa e em teste nenhum bipou no multimetro digital fica marcando apenas o numero 1, teria mais alguma dica para resolver esse problema ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Injeta uma tensão baixa na linha desses capacitores, pois se eles fora da placa estão bons o problema está na linha desses capacitores. Há algum componente em curto ai na linha

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor 

realizei o procedimento como pedido vou passar imagens, ate coloquei para 1.2v mas nada aqueceu, pelo menos nao encontrei nada quente proximo a esses capacitores 

 

20201010_150129.jpg

20201010_153114.jpg

20201010_153121.jpg

20201010_153132.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

ola professor fiz um jumper entre o fio verde e preto do conector 24 pinos e encontrei um ci super quente é um JMB368 ate onde entendi no datasheet seria para controlar pci express, mas se voce poder me da uma dica se é isso mesmo, caso eu retire esse ci será que a placa voltaria a funcionar normalmente ?

 

chip.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tem como dar a certeza de que irá funcionar perfeitamente, mas se ele é o único a estar dissipando calor quando força a placa ligar o interessante seria retirar ele da placa para ver se o curto some, ou se afetou mais partes na placa

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite professor 

 

retirei o ci bom algum curto sumiu mas aqueles capacitores ainda continuam indicando curto, será que eu poderia enviar um video do analise da placa para quem sabe assim voce poder me ajudar ? com o jumper a placa liga e nenhum componente mais esquenta, mas sem o jumper ela fica ligando e desligando, tb estou procurando informações dos mosfete mas nao encontro o datasheet vou anexa uma imagem para quem sabe assim voce poder me ajudar 

uma boa noite 

abraço 

CM201010-213822001.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mosfet é simples, só a gente ver o datasheet. Descobri que ele é um mosfet fabricado pela Onsemi NTD4906N

Datashet dele https://www.onsemi.com/pub/Collateral/NTD4906N-D.PDF

Verifique esses mosfets, pode ter algum ruim no Vcore, ou a queima daquele CI pode ter afetado o SuperIO ou até o próprio PCH

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde professor

testando os mosfet achei um DQ9  coloco ponta preta no dreno vermelha no source da 092 e no gate da 1 infinito, vermelha no dreno preta no source 042 preta no gate 592, esse mosfete estaria com problemas?

Sem título.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

analisei todos os outros mosfetes todos apresentam a mesma coisa e segundo o datasheet eles tem baixa resistencia entao presumo nao ser eles, caso seja super i/o tenho uma placa velha aqui ddr2 sera que o dela daria certo nessa placa ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde professor 

testando o super i/o no pino 4 ele tem 0v 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenta ressoldar o SuperIO ou fazer a troca dele. Veja os componentes em volta se não tem nada alterado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite professor Daniel 

 

foi feito o procedimento como recomendado ressoldei o super i/o ai ficou ligada mas sem imagem bom entao eu regravei a segunda bios com o antigo arquivo e a placa funcionou perfeitamente, muito obrigado pela ajuda agora vou montar a placa e entregar ao cliente 

abraço  

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal Leandro. Valeu pelo retorno com a solução. Parabéns pelo reparo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0